Nova Orbea Alma 2021

O quadro da nova Orbea Alma pesa 830g no tamanho M, segundo os dados fornecidos pela marca.
Carlos Pinto
Nova Orbea Alma 2021
Nova Orbea Alma 2021

A Orbea apresentou a nova versão da Alma, a sua rígida de XC, cujo quadro pesa 830g no tamanho M, ou seja, é ainda mais leve do que as versões anteriores. A parte inferior do quadro suporta a maioria das cargas em termos de torção, por isso o design do tubo de direção, do tubo horizontal e das escoras está pensado para resistir a estas cargas e para transmitir potência para a roda traseira, algo que é habitual nos quadros rígidos dos principais fabricantes.

Nova Orbea Alma 2021

Nova Orbea Alma para 2021 na versão Team.

O tubo horizontal é robusto na união com o tubo de direção para proporcionar rigidez lateral ao quadro, mas vai estreitando imediatamente a seguir para eliminar material desnecessário.

Nova Orbea Alma 2021

Detalhe do tubo superior na nova Orbea Alma 2021.

Os quadros OMX combinam fibras de carbono de alto módulo de até 588 GPa com uma resistência de 3800 MPa, que permitem ajustar o peso e a rigidez de cada quadro. Antes de passar à fase de produção em série, os protótipos passaram por raios-X bem como por inúmeros testes até chegar ao produto final.

Nova Orbea Alma 2021

Fase de testes dos quadros de fibra de carbono.

As Alma oferecem a flexão natural típica proporcionada por um diâmetro de espigão de selim de 27,2 mm e podem usar pneus de até 2.4" de largura.

Nova Orbea Alma 2021

Este modelo tem um ângulo de direção de 68 graus, um ângulo de selim de 74,5 graus e um reach de 426 mm (no tamanho M). A posição em cima da bicicleta é similar à Orbea Oiz, dando a confiança necessária para os percursos de Cross Country. As escoras de 435 mm oferecem uma combinação de estabilidade, tração e aceleração.

Nova Orbea Alma 2021

Esta é a geometria da Orbea Alma para 2021.

Na nova Alma, a cablagem interna adota a tecnologia ICR, concebida para garantir o melhor alinhamento dos cabos, sem sobreposições ou atrito, e está otimizado para mudanças mecãnicas ou eletrónicas. Além disso, inclui o novo sistema de rotação limitada da direção Blocklock de 164º da marca alemã Acros, evitando danos no quadro.

Nova Orbea Alma 2021

A zona frontal tem um novo cockpit graças ao conjunto OC. O sistema inclui um suporte para ciclocomputador opcional compatível com todas as principais marcas que utilizam adaptadores standard.

Nova Orbea Alma 2021

O avanço e guiador são novos.

De série é fornecido o sistema de segurança Chain Security (guia de corrente) que evita que a corrente saia do lugar.

Nova Orbea Alma 2021

Quanto aos preços, existem versões em alumínio a partir de 900 euros, até aos 7.500 euros com quadro em carbono OMX. Todos os modelos trazem rodas de 29 polegadas e suspensões com 100 mm de curso, estando disponíveis tamanhos do S ao XL.

Nova Orbea Alma 2021