Michelin apresenta quatro novos pneus de DH

Estes novos pneus foram desenvolvidos para as equipas profissionais e agora estão acessíveis ao público. Cada modelo destina-se a condições específicas.
Carlos Pinto
Michelin apresenta quatro novos pneus de DH
Michelin apresenta quatro novos pneus de DH

Depois de alguns anos de ausência, a Michelin volta a apostar forte no segmento de Downhill, e fá-lo como sempre o fez: apostando na competição. A marca francesa patrocinou alguns atletas e equipas na Taça do Mundo de DH em 2019 e no Enduro World Series, e o resultado está à vista: quatro novos pneus específicos testados por atletas de várias nacionalidades (Grã-Bretanha, Estados Unidos, França, Austrália e Nova Zelândia.).

Para além disso, pelo menos duas marcas - a Nukeproof e a Mondraker - gostaram tanto destes pneus que os incluem nas suas montagens de série. Estes modelos foram desenvolvidos durante quatro anos, incluindo 18 meses de testes intensivos. Esta nova gama oferece uma resposta adaptada a cada tipo de superfície, seja durante o treino ou na competição, independentemente das diferentes condições de terreno, da aderência ou mesmo da temperatura ambiente.

Além da aderência, da resistência, da precisão da direção e do amortecimento progressivo, os padrões da banda de rolamento também foram tidos em conta, para garantir as máximas prestações. A gama MICHELIN DH inclui diversas inovações:

  • O novo composto Maxi-X DH, para a máxima aderência em terrenos secos e húmidos.
  • Carcaça e paredes laterais reforçadas, assim como um novo apoio central, que proporcionam uma excelente resistência aos furos, mesmo quando utilizados com baixa pressão.

GAMA

O DH 34 destina-se a terrenos duros e rochosos. É o pneu mais rápido da gama e também oferece uma elevada performance em BikeParks. Os tacos laterais da banda de rolamento derivam dos utilizados nos pneus Wild Enduro. Foram adaptados às limitações da especialidade de downhill e proporcionam uma excelente estabilidade em curva. O desenho dos tacos centrais favorece tanto a velocidade máxima como a estabilidade em travagem.

Michelin apresenta quatro novos pneus de DH

DH 34

O DH 22 é um pneu versátil para todo o tipo de terrenos. É o mais polivalente da gama. Oferece a máxima performance em terrenos mistos e de baixa aderência graças aos tacos laterais da banda de rolamento, que combinam uma elevada velocidade de passagem em curva com um controlo progressivo em inclinação. A zona central oferece progressividade e controlo nas mudanças de direção e durante a travagem.

Michelin apresenta quatro novos pneus de DH

DH 22

O DH Mud é a solução para terrenos soltos e/ou enlameados, sendo ideal para os terrenos mais difíceis, em que a aderência é decisiva. O desenho da banda de rolamento está esculpido para alcançar uma elevada aderência em curva, uma excelente capacidade de travagem e para facilitaro escoamento da lama. Ao mesmo tempo, oferece uma característica muito procurada no downhill: a tecnologia de tacos recortáveis, que permitem uma total adaptação ao terreno e a possibilidade de otimizar a performance em função de cada situação.

Michelin apresenta quatro novos pneus de DH

DH Mud

O DH 34 BikePark destina-se a uma utilização em BikeParks. Este modelo apresenta o mesmo desenho da banda de rolamento do DH 34, mas a carcaça e o composto de borracha estão otimizados para a prática em BikeParks. A tecnologia Gum-X prolonga a vida útil do pneu, preservando uma ótima aderência neste tipo de terrenos. Por último, a tecnologia TubelessReady (TLR) também otimiza a robustez do pneu, ao reforçar a proteção dos tacos.

Michelin apresenta quatro novos pneus de DH

DH 34 Bike Park

Quanto ao peso, oscila entre os 1.200 e os 1.500g, consoante o modelo. Poderás saber mais detalhes em www.scvouga.pt.