Vários manifestantes pró-Palestina estavam na zona da meta em Bilbao, o que fez temer o pior, por isso os organizadores da prova decidiram não atribuir vencedor na jornada de hoje. Isto fez com que os tempos fossem anotados a 3 km da meta. A equipa Israel-Premier Tech também teve medidas excecionais de segurança.
O FILME DA JORNADA
A etapa tinha tudo para ser espetacular, com sete subidas pontuáveis de segunda e terceira categoria e 3.185 metros de desnível acumulado nos seus 157,4 km.
De facto, até houve alguma emoção, dado que Tom Pidcock fez sofrer Jonas Vingegaard na explosiva subida a Pike Bidea (2,3 km a 8,9%). O britânico conseguiu descolar o dinamarquês, mas o ciclista da Visma-Lease a Bike apanhou-o na curta descida antes da prova ser neutralizada a 3 km da meta.
Nessa altura, Pidcock e Vingegaard estavam com 10 segundos de vantagem sobre João Almeida, Jai Hindley, Matteo Jorgenson e Felix Gall.
A esta diferença, que conta para a classificação geral, temos de somar as bonificações obtidas no alto de Pike Bidea, ou seja, 6 segundos para Pidcok, 4 para Vingegaard e 2 para João Almeida.
