Competição

Vuelta: João Almeida bate Jonas Vingegaard no Angliru

João Almeida (UAE Emirates-XRG) fez uma subida final espetacular, sempre na dianteira, enquanto Jonas Vingegard seguia na sua roda e na parte final, em descida, o luso arriscou e ganhou a jornada. Agora até final da Vuelta será um "mano a mano" entre o luso e o dinamarquês. 

Fernando Belda. Foto: Rafa Gómez (Sprint Cycling Agency)

1 minuto

João Almeida bate Jonas Vingegaard no Angliru

Nas brutais rampas do colosso asturiano, João Almeida entrou nos anais da história, vencendo a 13ª etapa da Volta a Espanha. O luso conquistou o Angliru com um ritmo alto, sem entrar em euforias e na sua roda só conseguiu ir o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike). 

Hoje a UAE Emirates merece destaque porque fez um grande trabalho, com Ivo Oliveira, Jay Vine e Felix Grosschartner a filtrar os favoritos. Depois, quando o luso ficou sem ajuda, não teve receio e aumentou o ritmo, levando no seu encalce Vingegaard. 

O dinamarquês nunca passou para a frente e após as partes mais duras, seguiu-se uma descida até à meta, onde o luso arriscou nas curvas e conseguiu vencer. 

Em zonas com mais de 20% de inclinação, João Almeida nunca pediu a ajuda de Vingegaard e nem Pidcock conseguiu acompanhar este duo. Embora o dinamarquês tenha 46 segundos de vantagem sobre o luso, sabe agora que João Almeida é um osso duro de roer. Falta saber se o ciclista da Visma-Lease a Bike se esteve a poupar para a etapa de amanhã e, sobretudo, para a Bola del Mundo, a subida mais temida pelos ciclistas.

Jai Hindley cortou a meta a 28 segundos e está a lutar por um lugar no pódio, seguido de Sepp Kuss (a 30s), Felix Gall (a 52s) e Giulio Pellizzari (a 1m11). Pidcock cedeu 1m16 e está agora a 2m18 de Vingegaard. 

Neste primeiro combate no Angliru ficámos com uma certeza: Jonas Vingegagard e João Almeida são os mais fortes da Volta a Espanha. Amanhã os favoritos vão novamente ter subidas como prato do dia: Alto del Tenebreo (terceira categoria), Puerto de San Llaurienzu (10,1 km a 8,5%) e La Farrapona (16,9 km a 5,9%), com vista para os Lagos de Somiedo. 

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Relacionados