A nona etapa da Volta a Portugal levou os ciclistas de Alcobaça até ao alto da Serra de Montejunto. Os ataques começaram cedo e até à parte final muita coisa aconteceu, tendo ficado dois ciclistas na dianteira, Pau Martí (Israel Premier Tech Academy) e Nicolas Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé). No entanto, o espanhol sofreu um problema mecânico e Tivani seguiu isolado até à meta, vencendo a jornada. Além disso, é o vencedor virtual da camisola dos pontos.
O dia foi extremamente positivo para a equipa de Américo Silva, dado que o terceiro na etapa foi outro ciclista da mesma equipa, Tomas Contte, compatriota de Tivani. Aliás, ambos fizeram uma grande festa após terminar a etapa.
Quanto à classificação geral, o russo Artem Nych continua a liderar e foi "atacado" pelo segundo na classificação, o seu companheiro de equipa Alexis Guerin.
No contrarrelógio deste domingo em Lisboa, totalmente plano, Nych terá vantagem, mas será que Guerin conseguirá neutralizar a desvantagem que tem de 39 segundos?
Em todo o caso, a grande dúvida reside no terceiro lugar da classificação geral, dado que Jesus Peña (AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense) tem somente um segundo de vantagem sobre Byron Munton (Feirense-Beeceler), portanto está tudo em aberto.
O melhor português é Tiago Antunes da Efapel, a 2m49.