Competição

Tour: última etapa nos Alpes encurtada devido a crise sanitária

Um surto encontrado na zona de Col de Saisies fez com que a organização da Volta a França tivesse de encurtar a 19ª etapa, a última nos Alpes. Deste modo, os ciclistas não vão subir esta rampa de primeira categoria (13,7 km a 6,4%) e a etapa terá menos 34,4 km, totalizando somente 95 km. 

Ciclismo a fundo. Foto: Billy Ceusters / A.S.O.

1 minuto

Última etapa nos Alpes encurtada devido a crise sanitária

A 19ª etapa da Volta a França que hoje decorre entre Albertville e La Plagne, a última nos Alpes, terá menos 34,4 km do que o previsto, tendo sido eliminada a subida ao Col de Saisies. 

O motivo é um surto no gado bovino (demartite nodular contagiosa), embora a principal razão seja uma manifestação de criadores de gado que estava agendada para esta subida. Este surto obrigou os criadores de gado a abater os animais, o que originou contestação. A A.S.O. quer evitar que a manifestação prejudique o desenrolar da etapa, por isso alterou parte do percurso.

Deste modo, a última grande montanha do Tour 2025 terá menos quilometragem - passa a ter 95 km em vez de 129,9 km - e dureza, dado que o pelotão não vai subir o Col de Saisies, uma subida de primeira categoria (13,7 km a 6,4%). 

A partida decorrerá nas imediações de Albertville, depois o percurso será neutralizado durante 7 km e a corrida começará efetivamente à entrada da estrada D925. A partir daí os ciclistas vão enfrentar três subidas: Col du Pré (Categoria Especial, 12,6 km a 7,7%), Cormet de Roselend (Segunda Categoria, 5,9 km a 6,3%) e a dura subida final de La Plagne (Categoria Especial, 19 km a 7,2%). 

Devido a estas alterações, a partida neutralizada será mais tarde, por volta das 14h30, ou seja, uma hora mais tarde do que o originalmente planeado. 

Etiquetas:

Relacionados