comitium

Tomás Contte consegue a dobradinha em Viana do Castelo

Depois de ter vencido a etapa de ontem em Águeda, Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) tornou a erguer os braços em Viana do Castelo. Rafael Silva (Efapel Cycling) foi segundo e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) fechou na terceira posição.

Ana Nunes / Foto: Igor Martins (Global Imagens)

Tomás Contte consegue a dobradinha em Viana do Castelo
Tomás Contte consegue a dobradinha em Viana do Castelo

A quinta etapa da prova teve um total de 139,6 quilómetros, com partida e chegada em Viana do Castelo. A corrida esteve bastante movimentada desde início, com várias equipas a tentarem colocar elementos na frente. Uma dessas tentativas surgiu por parte de dois corredores: Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Vicente Garcia de Mateos (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), que ainda conseguiram ganhar 45 segundos de vantagem em relação ao pelotão.

No entanto, no grupo principal, o ritmo foi aumentando, acabando com as esperanças deste duo. Ao quilómetro 79, logo após o prémio de montanha, surgiu o ataque decisivo, que juntou na frente da corrida um grupo de 16 corredores, entre eles alguns dos favoritos à vitória na geral.

Joaquim Silva, Henrique Casimiro e Rafael Silva (Efapel), Maurício Moreira, António Carvalho, Frederico Figueiredo e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), Luís Fernandes, Hugo Nunes e Vicente Hernaiz (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Vicente de Mateos, José Mendes e Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Álvaro Trueba (Atum General-Tavira- AP Maria Nova Hotel), Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Francisco Penuela (Drone Hopper/GSport/Grupo Tormo) chegaram a ter cerca de 45 segundos de vantagem para o pelotão, diferença essa que foi suficiente para garantir a chegada num grupo mais reduzido.

A vitória, tal como aconteceu no dia de ontem, seria discutida ao sprint, com Tomás Contte a superiorizar-se, mais uma vez, à concorrência. Rafael Silva foi segundo na etapa, seguido de Fábio Costa, que fechou na terceira posição.

A chegada adiantada deste grupo que integrava os favoritos a vencer a corrida, levou a que não houvesse alterações na classificação geral. Assim, continua tudo na mesma, com Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) na liderança, seguido de António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor) e Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 28 e 56 segundos, respetivamente. Henrique Casimiro (Efapel Cycling) lidera a geral da montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) comanda a geral metas volantes, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) a geral metas autarquias, André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) a geral sprints, e Francisco Penuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo) lidera a geral amador juntando hoje também a da juventude. A Glassdrive-Q8-Anicolor segue líder por equipas.

A sexta etapa terá também partida e chegada no mesmo local, desta feita, em Valongo. O percurso conta com um total de 132,7 quilómetros, estando a partida prevista para as 12h00 e chegada para as 15h05.

Arquivado em:

Tomás Contte mais forte no sprint em Águeda

Relacionado

Tomás Contte mais forte no sprint em Águeda

Imparável Glassdrive Q8 Anicolor leva António Carvalho à vitória

Relacionado

Imparável Glassdrive-Q8-Anicolor leva António Carvalho à vitória

Luís Mendonça vence ao sprint 1ª etapa do GP JN

Relacionado

Luís Mendonça vence ao sprint 1ª etapa do GP JN

Calendário nacional de estrada 2022

Relacionado

Calendário nacional de estrada 2022