comitium

Tomás Contte mais forte no sprint em Águeda

Numa chegada em pelotão compacto a Águeda, Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) foi o primeiro a lançar o sprint, surpreendendo os adversários para cortar a meta em primeiro lugar. Fábio Costa e Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) completaram o top três da etapa, em segundo e terceiro, respetivamente.

Ana Nunes / Foto: Igor Martins (Global Imagens)

Tomás Contte mais forte no sprint em Águeda
Tomás Contte mais forte no sprint em Águeda

Depois da tirada da manhã, ganha por Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), o pelotão saiu da Praia do Furadouro, em Ovar, para uma viagem de 66,5 quilómetros até Águeda. Esta foi uma tirada curta e totalmente plana, que se fez a alta velocidade, a uma média de quase 48 km/h.

O pelotão tomou a iniciativa logo nos primeiros cinco quilómetros da etapa, com uma tentativa de fuga que acabou por ser sol de pouca dura. Depois de alcançados os fugitivos, o pelotão seguiu compacto até ao quilómetro 38, altura em que seis corredores formaram a fuga desta tarde.

Neste grupo estiveram Pedro Andrade (Efapel), que já tinha tentado integrar a primeira tentativa de fuga logo no início da etapa, Francisco Pereira (ABTF/Feirense), César Fonte (Kelly/Simoldes/UDO), Rafael Lourenço (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel), João Macedo (LA-Alumínios/Credibom/MarcosCar) e Neo Martinez (Supermercados Froiz).

O pelotão, comandado pela Glassdrive-Q8-Anicolor, acabou por anular a fuga a 12 quilómetros do final da etapa, respondendo ainda a alguns ataques que foram surgindo posteriormente. A chegada a Águeda seria feita num sprint em pelotão compacto, numa reta com uma ligeira inclinação.

Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) foi o primeiro a arrancar para não mais ser alcançado pelos seus adversários. Fábio Costa e Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) conseguiram aproximar-se bastante, mas não conseguiram bater o argentino, terminando na segunda e terceira posições, respetivamente.

Na classificação geral continua tudo na mesma, com Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) na liderança, seguido de António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor) e Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 28 e 56 segundos, respetivamente. Henrique Casimiro (Efapel Cycling) lidera a geral da montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) comanda a geral metas volantes, Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO) a geral da juventude, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) a geral metas autarquias, André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) a geral sprints, e Francisco Penuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo) a geral amador. A Glassdrive-Q8-Anicolor segue líder por equipas.

A quinta etapa da prova terá um total de 139,6 quilómetros, com partida e a chegada em Viana do Castelo. O pelotão do Grande Prémio Jornal de Notícias vai partir às 12h00, estando a chegada prevista para as 15h20.

Arquivado em:

Imparável Glassdrive Q8 Anicolor leva António Carvalho à vitória

Relacionado

Imparável Glassdrive-Q8-Anicolor leva António Carvalho à vitória

Luís Mendonça vence ao sprint 1ª etapa do GP JN

Relacionado

Luís Mendonça vence ao sprint 1ª etapa do GP JN

Maurício Moreira entra a vencer no Grande Prémio Jornal de Notícias

Relacionado

Maurício Moreira entra a vencer no Grande Prémio Jornal de Notícias

Calendário nacional de estrada 2022

Relacionado

Calendário nacional de estrada 2022