A Volta a Portugal de 2024 vai começar em Águeda, conhecida como a Capital da Bicicleta, e vai terminar em Viseu, a Cidade Europeia do Desporto este ano. O pelotão terá de percorrer 1540 km divididos em 10 etapas mais um Prólogo, destacando-se 32 Prémios de Montanha e 27 Metas Volantes.
Há duas estreias nesta edição: a vila do Crato (Alentejo) e Penedono (sub-região do Douro). O início da prova será particularmente exigente, dado que a primeira, a terceira e a quarta etapas têm chegada em alto. Ou seja, a primeira etapa termina no Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo, na terceira etapa a chegada será na Torre (Serra da Estrela) e na quarta etapa os ciclistas terão a sempre desafiante chegada no empedrado da Guarda. Por sua vez, na nona etapa os ciclistas terão a dura subida à Senhora da Graça.
Mas há outras etapas que merecem destaque. Por exemplo, o Santuário de Santa Luzia (Viana do Castelo) será palco da partida da etapa mais longa - 182,4 km - que terá meta em Fafe. A Maia também vai acolher a partida da última etapa em linha e esta será certamente das mais exigentes, com as serras do Marão e Alvão a endurecer a jornada até Mondim de Basto.
Viseu vai acolher pela oitava vez o final da Volta a Portugal, num contrarrelógio na Avenida da Europa.
RESUMO DAS ETAPAS:
Prólogo: Águeda (5,6 km)
1ª etapa: Anadia - Miranda do Corvo (158,2 km)
2ª etapa: Santarém - Lisboa (164.5 km)
3ª etapa: Crato - Covilhã (161,2 km)
4ª etapa: Sabugal - Guarda (164,5 km)
Dia de descanso: Guarda (Etapa da Volta RTP - 85 km)
5ª etapa: Penedono - Bragança (176,8 km)
6ª etapa: Bragança - Boticas (169,1 km)
7ª etapa: Felgueiras - Paredes (160,4 km)
8ª etapa: Viana do Castelo - Fafe (182,4 km)
9ª etapa: Maia - Mondim de Basto, Senhora da Graça (170,8 km)
10ª etapa: Viseu - contrarrelógio individual (26,7 km)
COLIN STUSSI PRETENDE REPETIR A VITÓRIA
Estão confirmadas 17 equipas, incluindo as 9 lusas do Escalão Continental, mais quatro ProTeams. O vencedor do ano passado, o suíço Colin Stussi, vem tentar revalidar o título alcançado.