comitium

Thomas de Gendt coloca um ponto final na sua carreira

O ciclista belga confirmou que a Paris-Chauny do passado domingo foi a sua última prova, após 16 temporadas na alta roda do ciclismo mundial. Lembramos que De Gendt venceu etapas nas três grandes voltas e foi terceiro na Volta a Itália de 2012. 

Fernando Belda. Foto: Luis Ángel Gómez (Sprint Cycling Agency)

Thomas de Gendt coloca um ponto final na sua carreira
Thomas de Gendt coloca um ponto final na sua carreira

Thomas de Gendt será sempre lembrado como um dos ciclistas mais inconformados do pelotão. Aos 37 anos, o carismático belga da Lotto Dstny colocou um ponto final na sua carreira após 16 temporadas no pelotão. A Paris-Chauny, competição de categoria 1.1 que decorreu no passado domingo, foi a sua última prova, como confirmou nas redes sociais. 

 

De Gendt era um dos ciclistas mais carismáticos e combativos do pelotão e de certa forma era considerado um dos mais temidos nas fugas.

O seu primeiro contrato profissional remonta a 2009 na equipa Topsport Vlaanderen, mas foi a partir do momento que assinou contrato com a Vacansoleil - que representou entre 2011 e 2013 - que começou a dar nas vistas. Depois, foi contratado pela Omega Pharma-Quick Step (2014) e desde 2015 está na Lotto Soudal / Lotto Dstny. 

Venceu uma etapa e ficou no pódio da Volta a Itália de 2012 (foi terceiro), mas foi sobretudo nas fugas que o seu nome se tornou conhecido. Tem 17 vitórias no seu palmarés, incluindo duas etapas na Volta a França, duas na Volta a Itália, uma na Volta a Espanha, cinco na Volta à Catalunha, duas na Paris-Nice e uma no Critérium du Dauphiné, Volta à Suíça, Volta à Romandia, entre outras. 

article thomas de gendt amarga fiesta a los sprinters 5ae1f8384da5a 2 790x454

Este ano participou na Volta a Espanha - foi a 25ª grande volta em que esteve presente - e na penúltima jornada comemorou um dia especial: a etapa 500 de uma carreira repleta de momentos inesquecíveis. 

O belga esteve em menos evidência do que o habitual, numa prova que conhece muito bem - já participou dez vezes na Vuelta - e onde chegou inclusive a ganhar uma etapa em 2017. "Estas três semanas foram muito duras. Cheguei na melhor forma dos últimos dois anos, mas o nível estava tão alto que só me serviu para estar dentro do pelotão ou no primeiro grupo perseguidor. Além disso, esta Vuelta fez-me ter a noção de que cada vez é mais difícil estar em evidência e não consigo melhorar com a passagem dos dias.", reconheceu o belga. 

Após a prova espanhola, De Gendt disputou duas provas de um dia - o Grande Prémio de Valonia e Paris-Chauny -, colocando um ponto final numa grande carreira onde, para além de algumas vitórias, ganhou o carinho dos adeptos.

Arquivado em:

Van Aert vai continuar na Visma   Lease a Bike até ao final da sua carreira

Relacionado

Van Aert vai continuar na Visma - Lease a Bike até ao final da sua carreira

Óscar Cabedo coloca um ponto final na carreira

Relacionado

Óscar Cabedo coloca um ponto final na carreira. Esta é a sua história

Orbea e Fundação Euskadi colocam um ponto final a uma colaboração de três décadas

Relacionado

Orbea e Fundação Euskadi colocam um ponto final a uma colaboração de três décadas

Edição nº14 da revista CICLISMO A FUNDO já nas bancas

Relacionado

Edição nº14 da revista CICLISMO A FUNDO já nas bancas