comitium

Taça de XCO: Mário Costa e Raquel Queirós dominam em Melgaço

A 1ª Taça de Portugal de Cross Country Olímpico disputou-se, neste domingo, em Melgaço, Viana do Castelo, onde Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) venceram na categoria de Elite.

Mário Costa ganhou a etapa inaugural da Taça de Portugal de XCO 2021
Mário Costa ganhou a etapa inaugural da Taça de Portugal de XCO 2021

A primeira prova pontuável da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico viu Mário Costa destacar-se na categoria de Elite Masculino. O atleta da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde não teve o seu trabalho facilitado, terminando a apenas 16 segundos de David Rosa (Individual) e a 31 segundos de Roberto Ferreira (DMT Racing Team), que terminaram a prova em segundo e terceiro, respectivamente. Ivan Feijoo (BH Templo Cafes UCC) foi o mais bem classificado entre os Sub23, tendo fechado na nona posição, a 5m12s do vencedor.

Raquel Queirós foi a grande vencedora da corrida da categoria de Elite Feminina, sem dar qualquer hipótese às adversárias. A atleta da equipa Guilhabreu BTT terminou com uma consistente vantagem de 5m12s para Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que cortou a meta na segunda posição. Logo a seguir chegou Josefina Casadey (El Gallo Components), a 5m49s de Raquel Queirós. Com este resultado na categoria principal, a corredora portuguesa foi também a melhor em Sub23.

Na prova de juniores femininas esteve em destaque Mariana Líbano (Guilhabreu BTT). A atleta arrancou a todo o gás para esta 1ª prova da Taça de Portugal XCO e bateu a concorrência com uma vantagem confortável. O segundo lugar ficou entregue a Íris Chagas (Automóveis Ribeiro/GDVP), que terminou a 4m21s da vencedora e com o mesmo tempo da terceira classificada, Sofia Gomes (BTT Seia).

No setor masculino, João Cruz (AXPO/FirstBIke Team/Vila do Conde) foi o primeiro a cortar a meta, na frente de Tomás Frazão (Guilhabreu BTT), que terminou a 1m01s da vitória. Vasco Cunha fechou o pódio em terceiro, a 1m36s de João Cruz.

Na categoria de cadetes foram Rafael Sousa (Guilhabreu BTT), nos masculinos, e Catarina Espada (SPC/Escola de Ciclismo de Oeiras), nas femininas, a levar a melhor.

Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) e Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create) foram os melhores na categoria de veteranos masters 30. Já em masters 40, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) levaram a melhor sobre os adversários.

Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria) foi o único paraciclista em competição.

A segunda prova da Taça de Portugal de XCO vai realizar-se no dia 2 de maio, em Lousada, no distrito do Porto.

Arquivado em:

Ana Santos ganhou em Espanha

Relacionado

Ana Santos ganhou em Espanha na Taça Catalã de XCO

Taça de Portugal de XCO totalmente internacional

Relacionado

Taça de Portugal de XCO totalmente internacional

Taça da Europa de BMX 2021 termina na pista olímpica de Sangalhos

Relacionado

Taça da Europa de BMX 2021 termina na pista olímpica de Sangalhos

Gonçalo Bandeira ganhou a jornada inaugural da Taça de Portugal de DHI 2021

Relacionado

Gonçalo Bandeira domina em S. Brás de Alportel na abertura da Taça de Portugal de DHI

Os melhores videos