comitium

Taça de Portugal de DHI: Velocidade francesa arrasadora na Lousã

Os corredores franceses não deram qualquer hipótese à concorrência na terceira etapa da Taça de Portugal de Downhill, disputada na Lousã. Pierron Amaury (Commençal/Vallnord) foi o melhor entre a elite masculina e Myriam Nicole, também da Commençal/Vallnord, impôs-se no setor feminino.

Pierron Amaury (Commençal/Vallnord) foi o melhor entre a elite masculina
Pierron Amaury (Commençal/Vallnord) foi o melhor entre a elite masculina

Pierron Amaury, número 12 do ranking mundial masculino foi o mais veloz na descida de qualificação, prenúncio do triunfo que viria a obter na final. O corredor francês concluiu a manga decisiva em 4’12’’531, menos 1,402 segundos do que o compatriota e companheiro de equipa Rémi Thirion. O terceiro foi o britânico Matt Walker (Madison Saracen Factory Team), a 5m372s. O melhor português foi Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo), sétimo classificado, a 10,697 segundos. Vasco Bica (Miranda Factory), 23.º nesta prova, comanda o ranking da Taça de Portugal.

A competição de elite feminina teve uma configuração semelhante à dos homens, com a vencedora a ser uma francesa que dominou desde a manga de qualificação. Myriam Nicole provou por que lidera o ranking mundial, descendo em 4’56’’030. A segunda classificada foi a compatriota Mélanie Chappaz (Hope Technology), a 50,865 segundos. A chilena Andrea Farías (Team Concon Downhill) fechou o pódio, a 51,148 segundos. Margarida Bandeira (ADAR/Ofimoto), quarta classificada, a 1’02’’229, foi a melhor portuguesa. Ana Costa (Ciclo Madeira Clube Desportivo), quinta classificada na Lousã, é a primeira na geral da Taça de Portugal.

O domínio francês estendeu-se à categoria júnior, na qual se impôs Thibaut Drapella (Commençal/Vallnord), com 4’26’’228. O segundo classificado foi Morgan Tyrrell (Intense Racing UK), a 5,033 segundos. Tiago Ladeira (Miranda Factory) foi o terceiro, a 11,418 segundos, e segue na dianteira da geral da Taça.

Gonçalo Bandeira (Miranda Factory) reforçou o comando na geral de cadetes, ganhando a prova nessa categoria.

Brett Wheeler (MS Racing Portugal/Estrela da Amadora) permanece invicto, entre os masters 30, ao fim de três etapas da Taça, desempenho igual ao do master 40 José Sousa (Casa do Povo de Abrunheira). Bruno Rizzo (Dorval AM) foi o melhor master 50, mas a geral da Taça é encimada por José Salgueiro (MCF/Xdream/Município de S. Brás).

A Commençal/Vallnord não teve concorrência à altura na corrida da Lousã, mas a equipa mais regular no conjunto das três provas já disputadas é a portuguesa Miranda Factory.

A quarta prova da Taça de Portugal corre-se em Ribeira de Pena, no dia 29 de abril. Antes disso, entre 5 e 8 de abril, a Lousã recebe o Campeonato da Europa de DHI.

Os melhores videos