Já se sabia que os organizadores da Strade Bianche queriam fazer alterações no formato da prova, mas não era expectável que reduzissem os chamados "pontos quentes" do trajeto, ou seja, o sterrato (passagem em zonas de terra batida), precisamente os locais que provocam mais espetacularidade.
O anúncio já é oficial e a partir deste ano tanto a prova masculina como a feminina terão menos quilómetros (201 e 131, respetivamente) e, em ambos os casos, terão menos dois setores de terra batida (passam de 16 para 14 na prova masculuna e de 13 para 11 na feminina). Isto significa que os homens terão de percorrer 64 km em terra batida e as mulheres 30 km.
A 20ª edição da prova vai decorrer no dia 7 de Março e terá a presença de Tadej Pogacar, que deverá fazer o reconhecimento de parte do percurso em breve. Também Wout Van Aert confirmou a sua presença.
A maior parte das alterações no trajeto ocorrem na primeira metade e não sofrem alterações os famosos Colle Pinzuto e Le Tolfe. Quanto à meta, mantém-se inalterada em Piazza del Campo.
