comitium

Vuelta: Higuita ganha etapa e Supermán López aproxima-se do pódio

Os colombianos foram os protagonistas da etapa de Sierra de Guadarrama. Higuita, da Education First, alcançou a sua primeira vitória numa prova World Tour; e o da Astana "derrotou" Quintana e Pogacar com inúmeros ataques.

Revista Ciclismo a fundo

Vuelta: Higuita ganha etapa e Supermán López aproxima-se do pódio
Vuelta: Higuita ganha etapa e Supermán López aproxima-se do pódio

Após a loucura da etapa de quarta feira, esperava-se com grande expetativa a passagem na serra de Guadarrama (18ª etapa), com as subidas encadeadas de Navacerrada, Morcuera - pelas duas vertentes - e Cotos. Uma etapa entretida e disputada que consagrou o jovem Sergio Higuita, que obteve a sua primeira vitória World Tour. Além disso, Miguel Ángel López aproximou-se do pódio, e foi o únido dos favoritos que tentou (várias vezes), até finalmente conseguir fazer com que Nairo Quintana descolasse, bem como Tadej Pogacar, que lhe cedeu a camisola branca de melhor jovem em prova.  

Ambos perderam um minuto face a Roglic, Valverde e Supermán, o que iguala a luta pelo pódio, com apenas uma etapa exigente (a de sábado, na serra de Gredos) por disputar. Apenas 46 segundos separam Quintana, com as forças já no limite.  

Higuita ganhou com 44s de vantagem sobre Roglic, Valverde, López e Majka, 1m12 sobre Pogacar e 1m28 sobre Nairo, acompanhado de Carl Hagen e Meintjes.

O jovem esloveno da UAE Emirates foi alcançado por este trio enquanto mais à frente apenas López puxava. Valverde não conseguiu responder - levava Nairo atrás - Roglic não queria também comprometer-se e Majka já estava justo em termos de forças. No sábado será a última grande batalha desta Vuelta na Serra de Gredos, com uma previsão climatérica algo complicada.