Matteo Jorgenson, ciclista norte-americano da Visma-Lease a Bike, é o novo líder da prova Paris-Nice, após o contrarrelógio por equipas de 28,4 km disputado ente o circuito Nevers Magny Cours e Nevers. Este contrarrelógio tinha o mesmo formato estreado na prova em 2023, ou seja, o tempo da equipa foi tirado quando o primeiro ciclista cruzasse a linha de meta e em termos de classificação geral, cada ciclista marcava o próprio tempo.
A superioridade da Visma ficou visível na meta, dado que Jorgenson e Vingegaard chegaram juntos. Demoraram 30m26, ou seja, percorreram os 28,4 km a 55,96 km/h. A Jayco AIUIa ficou a 14 segundos e a Red Bull-BORA a 24 segundos. Campenaerts e Bart Lemmen estiveram praticamente até ao fim perto de Jorgenson e Vingegaard, ajudando na tarefa, mas depois a dupla deu o máximo até ao último quilómetro.
Por sua vez, a UAE Team Emirates de João Almeida, Brandon McNulty e Jhonatan Narváez foi oitava, a 41 segundos dos vencedores.
A Soudal-Quick Step foi a última equipa a partir e terminou em 10º lugar, a 50 segundos. O até agora líder - Tim Merlier - cedeu 2m41, portanto saiu dos lugares cimeiros.
Feitas as contas, Matteo Jorgenson é o novo líder - lembramos que venceu esta prova em 2024 - seguido pelo seu companheiro de equipa Jonas Vingegaard a 6 segundos. No terceiro lugar está o australiano Michael Matthews (Jayco AIUIa) a 21 segundos.
A quarta etapa será de montanha e vai ligar Vichy a La Loge des Gardes (163,4 km). Terá quatro subidas de terceira categoria, uma de segunda e a chegada será em alto (6,7 km a 7,2% de pendente média). Esta será verdadeiramente a primeira etapa decisiva.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com
