Que grande Volta a Suíça está a fazer João Almeida. Apesar de ter começado mal, perdendo algum tempo, o luso está a fazer uma recuperação incrível nos últimos dias e a demonstrar que é claramente um dos melhores do mundo neste tipo de terrenos. Na dura subida de Castaneda (4,5 km a 9,8%) o luso sofreu muito e chegou mesmo a descolar de Oscar Onley e Julian Alaphilippe, que lideravam a etapa nessa altura. Mas ao seu ritmo, conseguiu aproximar-se do britânico da Picnic PostNL (nessa altura o francês já tinha descolado) e os dois seguiram até à reta da meta onde Onley foi mais forte.
Em todo o caso, João Almeida conseguiu - graças a este resultado - subir do sétimo para o terceiro lugar na geral, a míseros 39 segundos.
Quanto ao líder até hoje, Romain Gregóire (Groupama-FDJ), perdeu tempo na primeira subida a Castaneda e chegou à meta em dificuldades, a 7 minutos, perdendo todas as possibilidades de ganhar a prova.
O terceiro na etapa foi Felix Gallm, a 23 segundos, e o quarto Kevin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels), a 57 segundos. Vauquelin é o novo camisola amarela e o segundo é o "renascido" Julian Alaphilippe (Tudor), a 29 segundos do seu compatriota. João Almeida é terceiro, a 39s. O luso da UAE demonstrou que é um ciclista sólido, mais maduro, forte na montanha e capaz de bater a concorrência na cronoescalada de 10 km de domingo.
A 6ª etapa (de sexta feira) vai ligar Chur a Neuhausen am Rheinfall e terá duas subidas de segunda categoria na primeira metade dos 186 km, mas uma parte mais suave na segunda que poderá ditar uma chegada ao sprint.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com