365 dias após vencer em Zurique os Mundiais de estrada na categoria júnior, o italiano Lorenzo Finn - de apenas 18 anos - repetiu o título mundial em Kigali (Ruanda), mas desta vez na categoria sub23.
O segundo classificado foi o suíço Jan Huber e o terceiro foi o austríaco Marco Schrettl.
Lembramos que o italiano pertence à equipa satélite da Red Bull-BORA-hansgrohe e após este resultado é provável que suba em breve à equipa principal.
A prova masculina sub23 foi muito dura: 163 km com 3.350 metros de desnível, ou seja, 11 voltas ao circuito de Kigali.
A Bélgica, uma das seleções favoritas, trabalhou bastante nas primeiras voltas, impondo um ritmo muito elevado para filtrar as posições da frente, mas a corrida só começou realmente a ter mais motivos de interesse nas últimas quatro voltas. O espanhol Hector Álvarez lançou um primeiro ataque e conseguiu rolar sozinho alguns quilómetros, depois foi integrado num grupo dianteiro de seis ciclistas, com Lorenzo Finn, Jan Huber, Marco Schrettl, Halvor Dolven e Mateusz Gajdulewicz.
Todos sabíamos que seria este grupo a decidir as medalhas, mas na perseguição estavam outros ciclistas que queriam ficar no top 10, incluindo o português Lucas Lopes, bem como outros nomes conhecidos como Pau Martí, Jarno Widar, Maxime Decomble, Jakob Omrzel e Jakob Söderqvist.
Lorenzo Finn foi claramente o mais forte e demonstrou isso mesmo na antepenúltima volta, atacando sem apelo nem agravo. Este ataque fez com que o grupo passasse a ter quatro elementos (Finn, Álvarez, Huber e Schrettl), mas após outro ataque na subida em empedrado fez com que seguisse isolado. O suíço Jan Huber conseguiu apanhar a sua roda e os dois seguiram até à reta da meta, onde discutiram a medalha de ouro na última subida, onde o italiano sentenciou a prova com o golpe final.
Lucas Lopes foi o melhor luso, terminando na 12ª posição, a 2m35. Daniel Lima foi 31º, Gabriel Baptista foi 35º e Daniel Moreira não terminou.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com