comitium

Keller e Koretzky vencem o Short Track no Mundial 2025 em Zermatt

Os dois atletas deram espetáculo na prova de Short Track (XCC), com chegadas ao sprint nas duas categorias. Quanto aos portugueses em prova, Raquel Queirós ficou perto do top-20. 

Carlos Morcillo

Keller e Koretzky vencem o Short Track no Mundial 2025 em Zermatt
Keller e Koretzky vencem o Short Track no Mundial 2025 em Zermatt

Estão a decorrer em Zermatt (Suíça) os Campeonatos do Mundo de BTT e os primeiros resultados já são conhecidos. Alessandra Keller venceu a categoria elite feminina na prova de Cross Country Curto (XCC) e Victor Koretzky foi o mais forte na masculina. Numa prova com estas características, a estratégia, potência e nervos de aço são essenciais. 

PROVA FEMININA

A suíça Alessandra Keller cumpriu um sonho antigo: vencer no seu país natal. Num circuito técnico com 1,3 km de extensão por volta, a corredora da equipa Thomus Maxon esperou pelo momento certo e atacou na penúltima volta. A britânica Evie Richards, vencedora em 2024, sofreu um furo, ficando fora da luta pelas medalhas. No final, houve um duelo entre Keller e a sueca Jenny Rissveds. 

Alessandra Keller  WC CransMontana @staron photo 018A1198

Keller bateu Rissveds ao sprint, enquanto o terceiro lugar ficou na posse de Jennifer Jackson (Canadá). 

"O meu sonho tornou-se realidade aqui em Zermatt. O público deu-me muita força em cada volta e senti mesmo essa energia extra. Esta camisola arco-íris é muito especial para mim", disse a vencedora. 

G0a6BggXIAAvHDY

Raquel Queirós, a atual campeã portuguesa, conseguiu um dos seus melhores resultados internacionais em Cross-Country Curto, terminando a final em 21º lugar. Com uma corrida de trás para a frente - partiu da última linha da grelha -, a lusa foi recuperando volta após volta.

aqui os resultados da elite feminina.

ELITE MASCULINA

Na categoria masculina, o francês Victor Koretzky demonstrou uma vez mais porque é considerado um dos especialistas em XCC. Nesta corrida, o francês atacou no último momento e bateu ao sprint o norte-americano Christopher Blevins por uma unha negra. O também francês Mathias Azzaro foi terceiro. 

G0atSXxWMAA6lnd

"Sabia que a prova iria ser decidida nos últimos metros. O Blevins é um atleta incrível, mas hoje consegui seguir a melhor linha e usar a potência adequada para voltar a ser campeão do mundo", referiu o francês que acabou de revalidar o título obtido em 2024. 

G0a9Dh0WQAABJv1

Roberto Ferreira foi o único luso nesta categoria e terminou em 37º, a 36 segundos do vencedor. O português conseguiu recuperar várias posições logo no início e colar-se ao grupo principal, chegando a rodar entre os 30 primeiros. Na parte final, acusou o esforço.

aqui os resultados da elite masculina.

EMOÇÃO TAMBÉM EM SUB-23

As atenções não estiveram todas focadas nos elites. Em sub-23, Isabella Holmgren (Canadá) revalidou o título, enquanto na prova masculina o francês Adrien Boichis protagonizou uma vitória que teve de ser confirmada pelo foto-finish. 

G0aa5HuWsAAOZQe

Marta Cano

aqui os resultados da categoria sub-23 masculina e aqui os da sub-23 feminina. 

UM MUNDIAL HISTÓRICO EM VALAIS

O Campeonato do Mundo de BTT 2025 decorre até ao dia 14 de Setembro em Valais (Suíça), reunindo pela primeira vez no mesmo evento todas as disciplinas: XCC, XCO, DHI, E-MTB, entre outras. 

Arquivado em:

que

Relacionado

João Almeida venceu a Volta à Suíça

Suíça, um paraíso para conhecer de bicicleta

Relacionado

Suíça, um paraíso para conhecer de bicicleta

Mais dois recordes mundiais obtidos em Portugal

Relacionado

Mais dois recordes mundiais obtidos em Portugal

Já há vencedores na Taça do Mundo de Enduro 2025

Relacionado

Já há vencedores na Taça do Mundo de Enduro 2025