Kaden Groves (Alpecin - Deceuninck) venceu a 20ª etapa da Volta a França. O ciclista australiano calculou com frieza e estratégia o momento ideal para atacar e a 20 km da meta tentou a sua sorte, conseguindo distanciar-se dos seus companheiros de fuga. Geriu a vantagem que tinha e conseguiu cortar a meta isolado. Foi a sua primeira vitória na Volta a França, embora já tenha vencido na Volta a Itália e Volta a Espanha. A classificação geral não sofreu alterações significativas e se nada de anormal acontecer, Tadej Pogacar (UAE Emirates-XRG) vai sagrar-se vencedor do Tour amanhã em Paris.
O FILME DA JORNADA
Depois de atravessar os Alpes, o pelotão enfrentou hoje uma jornada de média montanha entre Nantua e Pontarlier (184,2 km). Foi o terreno ideal para uma fuga e para contínuos ataques devido às montanhas (Col de la Croix de la Serra, Côte de Thésy e Côte de Longeville).
Após vários ataques, a fuga formou-se com Tim Wellens (UAE Emirates-XRG), Iván Romeo (Movistar) e Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck). Como Groves teve liberdade para fazer o que quisesse (foi lançador de Mathieu van der Poel e Jasper Philipsen nas primeiras etapas) tentou a sua sorte e teve êxito.
Quando o espanhol da Movistar caiu devido à chuva, Groves aproveitou e atacou a sensivelmente 20 km da meta, abrindo uma vantagem de mais de 50 segundos em apenas alguns quilómetros. A perseguição era feita por Matteo Jorgenson (Visma-Lease a Bike) e Tim Wellens (UAE Emirates-XRG), no entanto era tarde de mais. O australiano cortou a meta com 54 segundos de vantagem sobre Frank van den Broek (Picnic-PostNL) e 59 sobre Pascal Eenkhoorn (Soudal-Quick Step).
Na geral tudo ficou igual. Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard cortaram a meta no grupo principal a mais de 5 minutos da cabeça de corrida. O esloveno é o vencedor virtual do Tour.
A última jornada termina nos Campos Elíseos e terá 152,3 km.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com