comitium

João Matias conquista a medalha de prata nos Europeus de Pista

João Matias lutou até ao final da prova de eliminação do Campeonato da Europa de Pista, na Suíça, conquistando o segundo lugar. Daniela Campos participou na prova de scratch, tendo terminado na 19.ª posição.

João Matias e Gabriel Mendes cópia
João Matias e Gabriel Mendes cópia

Portugal brilhou no arranque do Campeonato da Europa de Pista, em Grenchen, na Suíça, com João Matias a conquistar a medalha de prata na prova de eliminação.

O corredor português mostrou-se muito focado durante toda a prova, conseguindo posicionar-se da melhor forma e eliminando, um a um, os seus adversários. Quando restavam apenas quatro atletas em pista, João Matias lançou-se ao ataque, garantido a subida ao pódio final.

Apesar do desgaste, o português ainda conseguiu bater aquele que era um dos principais candidatos ao título europeu, o francês Thomas Boudat, garantindo assim a medalha de prata e o título de vice-campeão da Europa. No final, o russo Sergei Rostovtsev foi mais forte e venceu a prova.

“Subir ao pódio com a medalha de prata é uma sensação indescritível, que nunca vou esquecer. Cheguei a este resultado com 30 anos e senti-me mais fresco que nunca. Esta conquista a nível individual é muito importante, pois sinto que consegui provar a mim próprio que consigo estar na frente e andar ao mais alto nível, com os melhores. A corrida foi muito movimentada na fase inicial, mas senti-me sempre bem. No final decidi arrancar para garantir o pódio e consegui. Gostava de dedicar esta medalha à minha família, aos meus colegas de seleção e, em especial, ao selecionador nacional, que sempre acreditou em mim”, disse João Matias, que não podia estar mais feliz com esta conquista.

No dia de hoje também competiu Daniela Campos, marcando a sua estreia num Campeonato da Europa de elite na prova de scratch.

A portuguesa tentou escolher as melhores rodas a seguir desde o início da corrida, que se manteve bastante controlada até à fase final. Numa altura em que faltavam nove voltas para o fim da prova, a corredora checa Jarmila Machacova lançou-se ao ataque.

Daniela Campos arriscou e seguiu atrás, conseguindo isolar-se durante um curto período de tempo, até ser absorvida pelo grupo. A corredora terminou a prova na 19.ª posição.

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, não podia estar mais satisfeito com o resultado de hoje. “É uma alegria enorme ver o João ganhar esta medalha. É um atleta que trabalha há muitos anos com a seleção de pista e que muito tem contribuído para o desenvolvimento desta disciplina. Durante a prova procurou sempre conservar energia e sair das situações de risco que iam surgindo. Tinha muita confiança no João para esta corrida e ele merece muito esta medalha. A Daniela fez uma corrida sempre equilibrada, cumprindo as diretrizes que tinham sido dadas. Na fase final teve uma oportunidade e decidiu sair. Estou satisfeito com a atitude dela e com a corrida que fez. Tendo em conta as circunstâncias, o resultado é compreensível e agora é continuar a trabalhar para a próxima prova.”

Arquivado em:

Maria Martins conquista medalha de ouro nos europeus de pista

Relacionado

Maria Martins conquista medalha de ouro nos europeus de pista

Beatriz Roxo estreia-se nos Mundiais de Pista com 13.º lugar

Relacionado

Beatriz Roxo estreia-se nos Mundiais de Pista com 13.º lugar

Maria Martins conquista medalha de prata em eliminação no Europeu de Pista

Relacionado

Maria Martins conquista medalha de prata em eliminação no Europeu de Pista

Europeu de Pista: Iuri Leitão conquista medalha de bronze em omnium

Relacionado

Europeu de Pista: Iuri Leitão conquista medalha de bronze em omnium

Os melhores videos