João Almeida (UAE Emirates - XRG) venceu a Volta à Suíça, mostrando que está na melhor forma da sua vida. Depois de ganhar a Volta ao País Basco e a Volta à Romandia, esta é a sua terceira volta esta temporada. Nesta última jornada - uma cronoescalada de 10 km - o luso conseguiu ganhar com mais de um minuto de vantagem sobre Kevin Vauquelin (Arkéa - B&B Hotels), o anterior líder.
O português partiu para esta última etapa como favorito, embora tivesse de recuperar 33 segundos em apenas 10 km, mas, não só conseguiu dar conta do recado, como fez uma exibição de luxo. No primeiro ponto intermédio diminui consideravelmente a desvantagem e quando cortou a linha de meta dinamitou o cronómetro, somando dois minutos de vantagem. Graças a este resultado envergou a camisola de líder e ganhou a prova suíça.
Kevin Vauquelin ficou em segundo lugar na classificação geral e Oscar Onley em terceiro. Ambos foram incapazes de igualar a pujança física de João Almeida, tendo o francês terminado a Volta à Suíça a 1m07 e o britânico a 1m58.
CLASSIFICAÇÕES