A Decathlon vai assumir a partir do final desta temporada o controlo total da equipa profissional de ciclismo WorldTour. Mas isso não significa que vai arcar com a despesa integral da equipa. A partir de 2026 a empresa global de transporte marítimo, terrestre e aéreo CMA CGM vai ser co-patrocinador, sendo o acordo válido por cinco temporadas.
Este acordo une duas grandes empresas familiares francesas, cada uma delas profundamente ligada às suas origens - Hauts de France no caso da Decathlon e Provence no da CMA CGM -, partilhando uma cultura de compromisso, trabalho em equipa e a convicção de que o desporto tem o poder de inspirar, transformar e conetar as pessoas.
Não é a primeira vez que o grupo CMA CGM apoia ativamente o desporto. Este grupo é o principal patrocinador da equipa de futebol Olympique de Marselha, além de partrocinar desde 2023 a Volta a Guadalupe. Em 2024 foi o patrocinador oficial de logística dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.
UM PROJETO A LONGO PRAZO
O objetivo tanto da Decathlon como da CMA CGM é reforçar o compromisso com a equipa de ciclismo e competir ao mais alto nível no WorldTour, construindo um projeto a longo prazo baseado na integridade desportiva e no desenvolvimento dos ciclistas.
Há também um compromisso com a formação, portanto um dos pilares será o apoio ao surgimento de novos talentos. As categorias jovens (equipa satélite com 12 ciclistas de 7 nacionalidades e junior com 14 ciclistas de 7 nacionalidades) são peças-chave nesta engrenagem, as quais vão alimentar, no futuro, a estrutura principal.
Em 2026 a equipa vai ter um orçamento anual de 40 milhões de euros, ou seja, um dos três maiores. Até 2027 a equipa pretende ficar no top5 do mundo e até 2030 o objetivo é ganhar a Volta a França.