A dupla lusa composta por Iuri Leitão e Rui Oliveira obteve a primeira medalha de ouro olímpica de pista para Portugal na modalidade de madison. A dupla italiana ficou com a medalha de prata e a Dinamarca com a de bronze.
A prova decorreu no Velódromo Nacional de Saint Quentin-en-Yvelines e a dupla lusa foi de menos a mais, batendo a Itália na parte final por 8 pontos (composta por Viviani e Consonni) e a Dinamarca por 14 (com Niklas Larsen e Michael Morkov).
É a primeira medalha de ouro para Portugal na pista, mas convém não esquecer que Iuri Leitão (ciclista da equipa Caja Rural-Seguros RGA) obteve a medalha de prata no omnium.
Nesta prova madison existem 20 sprints, mas a parte final é sempre decisiva. A meio da prova, a dupla italiana parecia ser a mais forte, mas os japoneses começaram a pontuar várias vezes.
Mas depois começaram a surgir quedas, como a do britânico Oliver Wood.
Perto do final, os italianos tinham uma diferença mínima sobre a Dinamarca e a Chéquia. A Espanha estava perto da medalha de bronze, mas uma queda de Albert Torres deitou por terra o sonho espanhol.
Depois, Portugal ganhou uma volta de avanço, somando 20 pontos e suplantou a Itália que estava no primeiro lugar. A dupla lusa atacou no momento certo e os italianos, afetados por uma queda, não conseguiram recuperar moralmente.
Tudo se decidiu no sprint final. Portugal, Itália e Dinamarca fizeram marcação cerrada. Num apaixonante duelo, os portugueses lutaram até ao fim e ganharam, demonstrando estratégia e resiliência.