O francês Benjamin Thomas ganhou a medalha de ouro na prova olímpica de omnium que decorreu no Velódromo Nacional de Saint-Quentin-en-Yvelines. O francês chegou a cair, mas num final emocionante conseguiu vencer ao fim das quatro provas que compõem esta modalidade.
O português Iúri Leitão, Campeão do Mundo da especialidade, ficou com a medalha de prata e o belga Fabio Van den Bossche com a de bronze.
Apesar da queda, Thomas reintegrou o pelotão e mesmo assim, com a ajuda do público que encheu totalmente o pavilhão, ganhou.
THOMAS MARCOU O TERRITÓRIO EM SCRACHT
O omnium olímpico começou com a prova de scratch. Os 22 participantes tinham de dar 10 voltas ao velódromo de 250 metros até completar 10 km.
A França foi a primeira nação a dar nas vistas, com a vitória de Benjamin Thomas. O dinamarquês Larsen, o belga Van den Bossche e o neerlandês Van Schipp foram os restantes protagonistas, com uma volta de avanço sobre o grupo principal.
VAN DEN BOSSCHE LIDERA NA CORRIDA TEMPO
Na segunda das quatro provas que compõem o omnium, a corrida tempo, o checo Jan Vones acumulou 42 pontos nos 10 km da prova (são pontuadas as passagens na cabeça de corrida com 1 ponto e as voltas de avanço dão 20 pontos).
O neerlandês Fabio Van den Bossche passou para a liderança da classificação geral provisória com 76 pontos.
DUELO ENTRE HAYTER E VIVIANI NA PROVA DE ELIMINAÇÃO
O público vibrou com a prova de eliminação (a cada duas voltas é eliminado o último classificado). O britânico Ethan Hayter foi o mais forte, batendo o italiano Elia Viviani, após um duelo emocionante.
Feitas as contas, o belga Van den Bossche manteve-se no primeiro lugar no conjunto das três provas com 106 pontos, seguido do francês Benjamin Thomas.
OMNIUM
Na prova rainha (25 km, 100 voltas à pista), o primeiro lugar nos 10 sprints intermédios era pontuado, bem como as voltas de avanço.
A cada volta, a prova ganhava emoção, dado que os líderes iam-se alternando nos primeiros lugares. Benjamin Thomas caiu, mas o regulamento permite entrar novamente em prova.
Foi isso mesmo que o francês fez e perante o seu público, o ciclista da Cofidis ganhou, somando esta medalha de ouro aos cinco títulos mundiais de pista.
CLASSIFICAÇÃO