Competição

David Valero despede-se da Taça do Mundo de XCO

O atleta espanhol David Valero da equipa BH Coloma Team fechou um ciclo histórico. Aos 36 anos, decidiu colocar um ponto final na sua carreira. 

Carlos Morcillo

1 minuto

David Valero despede se da Taça do Mundo de XCO

O espanhol David Valero anunciou, através de um vídeo publicado nas redes sociais, que a prova de Mont-Saint Anne da Taça do Mundo de XCO seria a sua última competição. 

 

Valero, que faz parte da BH Coloma Team, abandona a modalidade, mas entra na história como um dos atletas espanhóis mais consistentes de sempre no panorama internacional. O seu palmarés é riquíssimo e destacamos a medalha de bronze alcançada nos jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, o vice-campeonato do mundo de XCO em 2022, a vitória na Taça do Mundo de Snowshoe (EUA) em 2022, 10 pódios na Taça do Mundo, 10 títulos de Campeão de Espanha de XCO e um recorde de 44 semanas consecutivas a liderar o ranking UCI. 

O seu carácter, a sua técnica apurada e a sua capacidade de render ao mais alto nível nos circuitos mais exigentes converteram-no uma referência internacional. Durante a sua participação na prova de Mont-Sainte-Anne recebeu uma homenagem quando passou pela zona técnica na última volta: os mecânicos de quase todas as equipas formaram uma linha e levantaram as suas rodas em sinal de respeito e admiração pela sua trajetória. 

Etiquetas:

Relacionados