comitium

Dainese bate Ganna ao sprint na 19ª etapa da Vuelta

Kaden Groves caiu antes de entrar no quilómetro final e o italiano da DSM firmou a sua terceira vitória numa grande volta. Amanhã os ciclistas terão uma dura etapa na serra de Madrid. 

FERNANDO BELDA E CARLOS PINTO. FOTOS: LUIS ÁNGEL GÓMEZ (SPRINT CYCLING AGENCY)

Dainese bate Ganna ao sprint na 19ª etapa da Vuelta
Dainese bate Ganna ao sprint na 19ª etapa da Vuelta

A 19ª etapa serviu de transição, tendo sido uma oportunidade para os sprinters mostrarem as suas mais-valias, dado que amanhã será mais um dia de subidas e descidas, desta vez na serra de Madrid. Aliás, quem quiser tentar algo em termos de classificação geral terá de o fazer amanhã pois não terá mais nenhuma oportunidade. Em todo o caso, os primeiros três lugares da classificação geral parecem estar definidos (todos eles da Jumbo-Visma). 

Hoje o dia foi mais tranquilo, numa ligação de 177,1 km entre Bañeza e Íscar, em Valladolid, com uma chegada ao sprint. Nem sequer o vento apareceu, como se temia. 

Kaden Groves

Kaden Groves, o favorito na etapa de hoje, caiu antes de entrar no último quilómetro e não conseguiu lutar pela vitória. O pelotão seguia a grande velocidade e um ciclista da Alpecin Deceuninck que ia à sua frente tocou na roda de outro ciclista da DSM, tendo ambos caído. O australiano tentou travar bruscamente, mas também caiu. Levantou-se rapidamente, mas não foi a tempo de reentrar no sprint. 

A queda provocou o caos na frente da corrida e foi a INEOS Grenadiers que assumiu as operações, lançando Filippo Ganna. O recordista da hora esteve quase a ganhar a jornada, mas Alberto Dainese teve uma ponta final mais forte, ganhando por pouco. 

Depois de vencer uma etapa na Volta a Itália e outra no Artic Race da Noruega, o italiano consegue assim a sua terceira vitória na temporada e a sexta no seu palmarés. 

IMG 20230915 WA0020

A classificação geral não sofre alterações. Sepp Kuss terá de superar sem percalços a serra de Madrid e chegar a domingo para poder finalmente levantar os braços.

A etapa de amanhã é semelhante a uma clássica, com dez subidas de terceira categoria e 4.300 metros de desnível acumulado nos seus 208 km. Embora não inclua subidas de muita dureza, a etapa será ideal para tira-teimas, sobretudo num grupo de três ciclistas - Juan Ayuso, Mikel Landa e Enric Mas - que luta pelo quarto lugar. 

20

 

Arquivado em:

Revista CICLISMO A FUNDO nº12 já nas bancas

Relacionado

Revista CICLISMO A FUNDO nº12 já nas bancas

sepp kuss

Relacionado

Kuss esclarece: “Por vezes temos de lutar pelo que é nosso e dizer coisas duras ou mais claras”

Remco Evenepoel ganha em Arinsal e já é o novo líder da Vuelta

Relacionado

Remco Evenepoel ganha em Arinsal e já é o novo líder da Vuelta

Jumbo Visma dá recital no Angliru

Relacionado

Jumbo-Visma dá recital no Angliru

Jumbo Visma dá machadada final no Tourmalet

Relacionado

Jumbo-Visma dá machadada final no Tourmalet