O italiano Christian Scaroni é o vencedor da 15ª edição do Tour de Oman, após vencer a etapa rainha, que terminou em Jabal Al Akhdhar (Green Mountain). Já se sabia que o vencedor seria definido nas implacáveis rampas desta subida de 5,7 km a 10,5% de inclinação média, e assim foi, com a XDS Astana a fazer a dobradinha, dado que Scaroni ganhou a etapa seguido de Cristián Rodríguez, segundo classificado na etapa e na geral.
Adam Yates (UAE Emirates-XRG) tentou contrariar o rumo dos acontecimentos na subida final, apanhando o último fugitivo do dia. Nessa altura, Yates estava na liderança junto com Nairo Quintana (Movistar), Scaroni, Rodríguez (ambos da Astana), Paul Double e Luke Plapp (ambos da Jayco AIUIa). O anterior líder da classificação geral, Mauro Schmid, já tinha cedido espaço, portanto a vitória seria decidida entre estes seis.
Na parte mais dura da subida, com zonas que chegavam a 16% de inclinação, Cristián Rodríguez colocou-se na dianteira desse grupo e pouco depois Luke Plapp atacou. Esta movimentação abriu um pequeno espaço, mas Christian Scaroni ainda teve energia para um ataque poderosíssimo a 150 metros da meta, ultrapassando o australiano da Jayco AIUIa, ganhando a etapa e a geral.
A equipa cazaque ainda teve forças para dar mais espetáculo. Cristián Rodríguez foi segundo, a 3 segundos do seu companheiro, enquanto Plapp e Adam Yates cortaram a meta passados 6 segundos.
CLASSIFICAÇÃO
Results powered by FirstCycling.com
