comitium

Bas Tietema: o youtuber que se tornou ciclista profissional

Neste artigo mostramos-te a curiosa história de Bas Tietema, o youtuber que se tornou ciclista profissional e que arrasta consigo centenas de fãs nas provas.

Rafa Simón e Carlos Pinto

Bas Tietema: o youtuber que se tornou ciclista profissional
Bas Tietema: o youtuber que se tornou ciclista profissional

"Muitas felicidades, pá! Já és um pró!", exclamou Primoz Roglic ao ver o quantidade de fãs que o rodeavam na partida do Grande Prémio de Dinan. Bas riu-se, cumprimentando Roglic com o punho. "Vamos ver quanto tempo aguento na vossa roda, lembrem-se também dos mais humildes", respondeu em jeito de brincadeira. A equipa deu-lhe toda a liberdade nessa prova, dado que os seus resultados enquanto amador na Paris-Roubaix davam boas indicações. 

A escassos metros, ao lado das baias metálicas, inúmeros fãs aguardavam a sua presença. Bas aproximou-se, dando autógrafos e aceitando tirar fotografias. Isto é recorrente. Junto ao autocarro da sua equipa - a Bingoal Pauwels Sauces WB - os fãs entoam o seu nome. Aconteceu o mesmo na Kuurne-Bruxelas-Kuurne, e chegámos a ver cartazes com o seu nome. Serão demasiados elogios para um ciclista que acabou de se estrear nesta categoria? Esta é a curiosa história de Bas Tietema. 

Quanto era miúdo, Bas gostava de futebol, mas uma lesão no joelho obrigou-o a afastar-se do seu desporto favorito. Como qualquer típica criança irrequieta, teve de se entreter com algo e optou pela bicicleta, a qual o ajudou a evitar impactos, fortalecendo o seu joelho nas estradas planas de Zwolle, a localidade no centro dos Países Baixos onde vivia. Começou a ver provas de ciclismo na televisão e as vitórias de Armstrong davam-lhe ânimo, até que sentiu vontade de envergar um dorsal. Pouco a pouco foi descobrindo que até tinha capacidades inatas e na categoria júnior não tinha rivais. 

"Fica tranquilo, que as equipas virão atrás de ti", diziam-lhe volta e meia. Mas isso nunca chegou a acontecer, por isso, decidiu ser ele a dar o primeiro passo. Mandou uma mensagem a Rick Verbrugge, manager da equipa de prospeção da BMC e a Axel Merckx, da Axeon. Nenhum deles respondeu. Somente depois de ganhar uma etapa numa prova internacional é que Verbrugge decidiu contactá-lo. "Tenho duas vagas, queres uma?", leu emocionado. 

bas tietema
 

Tudo parecia estar bem encaminhado, os resultados eram prometedores até que, numa das provas, tudo mudou. Nessa prova, sentiu que a roda dianteira estava furada e ao tentar verificar se realmente estava, ainda em andamento, fez força com o corpo sobre a parte frontal da bicicleta e, subitamente, a roda saiu da forqueta, fazendo com que caísse com estrondo, partindo a clavícula. 

Após uma cirurgia, a maré de azar continuou. Talvez devido a uma reação alérgica aos medicamentos, ficou com a pele cheia de bolhas e erupções cutâneas, sobretudo no peito e nas costas. O tempo ía passando, mas nenhum tratamento fazia efeito. Quando retomou os treinos, continuava a sentir picadas na pele e no dia a dia a sua pele piorava sempre que ficava com calor. Durou pouco tempo na BMC, alterando o seu estado anímico e acabou por ter algumas passagens curtas por modestas equipas continentais, como a An Post Chain Reaction (em 2017) e a BEAT Cycling Club (em 2018). Foi a gota de água, por isso decidiu abandonar o ciclismo profissional. 

Por sua vez, a sua paixão pelas redes sociais fez com que criasse um canal de Youtube: "O Tour de Tietema." Neste canal, Bas aborda o ciclismo de uma forma fresca, tranquila e sempre com humor. O apogeu do seu canal aconteceu durante a quarentena e o momento mais alto surgiu quando Primoz Roglic o convidou para tomar uma cerveja com a sua família em plena Volta a França 2021, no mesmo dia em que o esloveno abandonou a prova. Foi um vídeo carregado de emotividade. Este episódio, confessamos, não foi do agrado da A.S.O. - entidade que organiza a Volta a França -, mas o público adorou. 

bas tietema e primoz roglic
 

Mas o Bas precisava de um plano "B". Continuava a sofrer erupções cutâneas e não estava conformado com o abandono do ciclismo profissional. Decidiu contatar a Bingoal, equipa belga que patrocinava o canal de youtube e Christophe Brandt, manager da equipa, agendou uma reunião. "Bas, isto não é um jogo. A ideia do canal é muito boa, mas ser ciclista é uma coisa completamente diferente", disse-lhe Brandt. Mesmo assim, lançou-lhe um desafio. "Perde peso, treina e aparece no nosso estágio no Inverno em Alicante. Se estiveres em condições, passarás a ser um de nós". E rematou: "Vou pedir-te o dobro daquilo que peço aos demais. Não quero que os teus colegas fiquem a pensar que te favoreci, que estás aqui só porque és alguém conhecido". 

Alguns meses depois desta conversa, a equipa tomou uma decisão: Bas foi aceite. Perdeu 15 kg e os valores de treino eram suficientes para poder estar num pelotão profissional. A sua simpatia fez o resto. Sendo uma pessoa tão aberta e extrovertida, fez amizade com todos logo no primeiro estágio oficial. 

"Ludo, e se isto correr mal, se não conseguir sequer terminar esta prova?", perguntou Bas a Ludovic Robeet, seu colega de equipa e companheiro de quarto. A resposta foi imediata e em jeito de brincadeira: "Coloca logo no canal de youtube e assim deixas-nos em paz". Mas depois salientou: "Fica tranquilo, estás bem e vais calar muita gente". Na sua estreia no Tour de Antalia em Fevereiro, apenas alguns dias após ter assinado contrato, Bas conseguiu terminar entre os 25 primeiros na primeira etapa, o que corroborou a sua decisão de tentar ser ciclista profissional. 

bas tietema 2
 

As equipas World Tour passam como flechas nas Clássicas, num ritmo demoníaco difícil de acompanhar. "Hey, Bas, "bora"", diz-lhe Roglic quando passa por ele. Jonas Vingegaard também passa por ele motivando-o a acompanhar um grupo mais rápido, composto por ciclistas da Jumbo-Visma. Através do rádio, os diretores avisam que se aproxima uma nova secção de pavé e isso gera tensão no pelotão. Alguns quilómetros depois, alguém grita... vários corredores da BORA caíram. Bas conseguiu evitar a queda saindo de estrada, contudo, quando conseguiu retomar a marcha, o pelotão já estava longe e impossível de alcançar. Teve de se conformar com a situação e entrar num grupo de dez ciclistas que se juntou. "Vamos embora, Bas!", gritou um deles. Alguns conhecemo-no do canal, outros passaram a respeitá-lo no asfalto. Após cruzar a linha de meta e completamente exausto, alguns fãs encorajaram-no: "Olha, é o Bas Tietema, o youtuber que se tornou ciclista. Força, Bas!"

Arquivado em:

Já conheces a incrível história de vida de Arturo Grávalos

Relacionado

Já conheces a incrível história de vida de Arturo Grávalos?

A história (com final feliz) do roubo da bicicleta de Geraint Thomas

Relacionado

A história (com final feliz) do roubo da bicicleta de Geraint Thomas

Quem é, afinal, Tadej Pogacar?

Relacionado

Quem é, afinal, Tadej Pogacar?

Quem é Egan Bernal? Lê o artigo e saberás

Relacionado

Quem é Egan Bernal? Lê o artigo e saberás