Competição

Australiano Sam Welsford venceu a terceira etapa do Tour Down Under

Sam Welsford bateu ao sprint Tobias Andresen e Lewis Bower na terceira etapa do Tour Down Under. A classificação geral continua a ser comandada por Jay Vine, mas há uma grande e inesperada novidade na quarta etapa.

Fernando Belda. Fotos: Kei Tsuji (Sprint Cycling Agency)

2 minutos

Australiano Sam Welsford venceu a terceira etapa do Tour Down Under

O Tour Down Under é, de facto, a corrida predilecta de Sam Welsford, como prova o seu palmarés: mais de metade das suas vitórias como ciclista profissional foram nesta corrida. Em 2024 venceu três etapas, em 2025 voltou a somar mais algumas - nessa altura representava a Red Bull-BORA-hansgrohe - e agora, ao serviço da INEOS Grenadiers, voltou a somar mais um triunfo na prova australiana, vencendo ao sprint a terceira etapa, disputada entre Henley Beach e Nairne (140,8 km). 

Neste segundo duelo entre os sprinters, o australiano de 30 anos foi lançado pelo seu companheiro de equipa Ben Swift. Welsford aproveitou a sua roda, cerrou os dentes e fez um sprint vigoroso, batendo Tobias Lund Andresen (Decathlon), Lewis Bower (Groupama-FDJ) e Jake Stewart (NSN Cycling). Foi a sua 13ª vitória e a primeira com as cores da INEOS Grenadiers, equipa que já soma duas vitórias neste início de temporada. 

Quanto à classificação geral não há alterações nas primeiras posições, portanto Jay Vine (UAE Team Emirates-XRG) continua a ser o líder com seis segundos de vantagem sobre o seu companheiro Jhonatan Narváez e 1m05 sobre o suíço Mauro Schmid (Team Jayco AIUIa). 

O perfil ondulado desta terceira etapa entre Henley Beach e Nairne tinha duas subidas pontuáveis: Wickham (2,9 km a 7%) nos primeiros quilómetros, e Mount Barke (1,1 km a 4,3%). Logo após o tiro de partida formou-se uma fuga com Enzo Paleni (Groupama-FDJ), Baptiste Veistroffer (Lotto Intermarché) e o líder da montanha, presente em todas as fugas deste Tour Down Under, Martin Urianstad Bugge (Uno X Mobility), que ampliou a sua vantagem nesta classificação ao passar em primeiro nas duas montanhas desta etapa. 

Os fugitivos chegaram a ter uma vantagem superior a dois minutos, mas na parte final, Urianstad Brugge foi o primeiro a ceder (a 15 km da meta), enquanto Veistroffer e Paleni lutavam pela vitória na etapa. Aliás, o francês só foi apanhado pelo pelotão no último qulómetro, sendo o "comboio" liderado pela Visma e pela NSN. O resultado final já sabemos. 

CALOR OBRIGA A ALTERAÇÃO NA QUARTA ETAPA

O calor extremo (as previsões apontam para 43ºC) e o elevado risco de incêndios florestais na cordilheira Mount Lofty vão afetar a quarta etapa, que, à priori, era uma das principais no Tour Down Under. 

Segundo a organização, após um debate com os serviços de emergência, Polícia, UCI e ciclistas, a quarta etapa passará a ter 131 km (em vez dos 176) e as três passagens por Willunga Hill (subida de 3,2 km a 7,5%) foram eliminadas, portanto a meta agora será em High Street. 

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Etiquetas:

Relacionados