Num dia chuvoso, o luso António Morgado (UAE Team Emirates) venceu a 25ª edição do Troféu Calvia, a primeira prova do Challenge de Mallorca. Morgado bateu ao sprint o jovem de 19 anos Héctor Álvarez (seleção espanhola) - que foi terceiro no europeu e quarto no Mundial sub23 em 2025 -.
Morgado atacou a pouco mais de 30 km da meta, seguido do espanhol, numa altura em que estavam três fugitivos na dianteira (Georg Steinhauser, Adne Holter e Adrien Boichis) com mais de um minuto e meio de vantagem.
Este duo apanhou esse grupo a cerca de 17 km da meta e na subida a Coll de sa Coma (2,6 km a 5%), Álvarez atacou, dinamitando por completo a fuga. Morgado apanhou-o, sendo ambos perseguidos por Adne Holter e Adrien Boichis, com o pelotão a dois minutos.
Nos quilómetros finais, o espanhol foi o primeiro a tomar a iniciativa, adotando um ritmo duro que levou ao limite o luso. Mas nos metros finais Morgado mostrou que tinha uma ponta final mais forte e venceu num sprint a dois, conseguindo a sua sétima vitória como ciclista profissional. Ainda por cima no dia do seu 22º aniversário.
Também temos de dar os parabéns a Héctor Álvarez. O jovem de 19 anos teve um comportamento de altíssimo nível durante toda a jornada, ainda por cima num dia tão exigente como este não só pelo clima, mas também pela dureza da Serra de Tramuntana e as suas cinco subidas pontuáveis.
O norueguês Adne Holter foi terceiro a 40 segundos, Adrien Boichis foi quarto, seguido do alemão Georg Steinhauser (EF Education-EasyPost) a 1m15.
CLASSIFICAÇÕES
