Após ser segunda nas três últimas edições, Anna van der Breggen alcançou finalmente o título Mundial de contrarrelógio que soma ao título europeu que obteve há cerca de um mês em Plouay (França).
Gerindo muito bem o esforço, num circuito plano de 32,6 km em Imola, a holandesa completou o trajeto em 40´20", a uma média de 47,157 km/h, 15" menos do que a suíça Marlen Reusser (medalha de prata) e 31" que a sua compatriota Ellen Van Dijk (medalha de bronze). Curiosamente, foi o mesmo pódio do último Campeonato da Europa, embora a segunda classificada e a terceira tenham mudado de posições.
A prova ficou tristemente marcada pela impressionante queda da vigente campeã, a norte-americana Chloe Dygert, quando se encaminhava para renovar o título Mundial, pois estava a registar claramente os melhores tempos. No ponto intermédio (km 14,9) marcava 19´35", ou seja, 26" menos do que a suíça Reusser e 36" melhor do que Van der Breggen.
A norte-americana caiu numa curva e bateu fortemente contra o rail de proteção, tendo sofrido uma laceração profunda numa perna. Entretanto já foi operada e encontra-se em recuperação.