comitium

Adam Yates passa a liderar a Volta à Catalunha

O britânico ganhou com autoridade o primeiro grande final em alto da prova, batendo Esteban Chaves e Alejandro Valverde. Três ciclistas da INEOS ficaram entre os quatros primeiros da geral.

Revista Ciclismo a fundo / Foto: Gomez Sport

Adam Yates passa a liderar a Volta à Catalunha
Adam Yates passa a liderar a Volta à Catalunha

Que grande demonstração de força de Adam Yates no primeiro final em alto da Volta à Catalunha, na estação de esqui de Vallter 2000. Yates, para além de ganhar a etapa, somou uma vantagem considerável face aos seus adversários, aproveitando o facto de ser um trepador puro e de os 11 km de subida com uma pendente média de 7,6% serem ideais para a sua fisionomia. Lembramos que Yates também ganhou nesta subida a Volta à Catalunha de 2019, quando ainda representava as cores da Mitchelton-Scott, batendo Bernal, Dan Martin e Quintana.

Atrás do britânico da INEOS ficou o colombiano Esteban Chaves, a 13", e o terceiro, a 19", foi o espanhol Alejandro Valverde. Aliás, Valverde foi o protagonista pois encetou diversos ataques ao longo da subida.

Geraint Thomas e Vanhoucke cederam 31", Kuss e Carthy 33", Woods, Porte, Ciccone, Nairo Quintana, Keldermann, Simon Yates e Lucas Hamilton 36". João Almeida, que ontem envergou a camisola de líder, cedeu 46" e provavelmente a hipótese de ganhar a prova. Enric Mas também cedeu 46", McNulty 1´21", Carapaz e Kruijswijk 1´29", Dan Martin 4´45"...

Com esta vitória, o britânico é agora o grande favorito à vitória final. A INEOS Grenadiers tem três ciclistas nos quatro primeiros da geral (Porte é segundo, a 45" e Thomas é quarto, a 53"), mas a demonstração de força de Adam Yates em Vallter 2000 não deixa dúvidas sobre quem é o líder da equipa... e da Volta à Catalunha.

Hoje decorrerá a etapa rainha, com 166,5 km entre Ripoll e Port Ainé. Os ciclistas terão de enfrentar uma subida de 1ª categoria (Port de Toses) e de categoria especial (Port de Cantó), antes da subida final em Port Ainé, também de categoria especial (18 km a 6,7 km de pendente média).

Será que João Almeida, agora em terceiro na geral, conseguirá manter ou melhorar a sua posição na classificação? A etapa de hoje será decisiva, por isso teremos de aguardar pelo desfecho da mesma...

Adam Yates passa a liderar a Volta à Catalunha

 

CLASSIFICAÇÃO DA 3ª ETAPA

Adam Yates passa a liderar a Volta à Catalunha

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Adam Yates passa a liderar a Volta à Catalunha

 

Arquivado em:

Nossos destaques