Roberto Ferreira e Raquel Queirós campeões nacionais de XCE

Roberto Ferreira e Raquel Queirós, ambos do Guilhabreu BTT, são os campeões nacionais de XCE (Cross Country Eliminator – Eliminação BTT) na categoria de elite, depois de se imporem na pista permanente de Tamengos, Anadia.
Revista BIKE / José Carlos Gomes -
Roberto Ferreira e Raquel Queirós campeões nacionais de XCE
Roberto Ferreira e Raquel Queirós campeões nacionais de XCE

A última corrida do programa, disputada ao final da tarde, proporcionou um duelo emocionante, com Roberto Ferreira e Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a destacarem-se da concorrência e a discutiram as posições cimeiras, com vantagem para o primeiro. Bruno Silva (Clube BTT de Matosinhos) conseguiu a terceira posição.

Numa corrida em que se destacaram as corredoras de nova geração, Raquel Queirós conquistou o título de elite feminina, diante de Ana Santos (Patocycles/Eyres by Shamir), ciclista ainda em idade júnior. Joana Monteiro (Axpo/FirstBikeTeam/Vila do Conde) completou as vagas no pódio.

Roberto Ferreira e Raquel Queirós campeões nacionais de XCE

Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis) sagrou-se campeão nacional de juniores masculinos. Suplantou a concorrência na final, depois de no contrarrelógio de apuramento ter sido batido por Tomás Frazão (Róódinhas/Santos Silva), que teve de contentar-se com o segundo lugar final. Vasco Cunha (BTT Matosinhos) fechou o pódio.

Rafaela Ramalho (Irmãos Moreiras/ACDRREBORBTT) foi exemplar entre as juniores femininas, impondo-se na qualificação, antes de conquistar a vitória na final. Margarida Cortes (BTT Loulé/Elevis) foi a segunda classificada e Sofia Gomes (BTT Seia) a terceira.

Os campeões nacionais de cadetes são Daniel Lima (BTT Loulé/Elevis) e Mariana Líbano (Maiatos).

Nas categorias de veteranos impuseram-se o master 30 Diogo Afonso (Núcleo do Sporting de Vila Real de Santo António), o master 40 Miguel Ribeiro (Póvoa de Varzim/CDC Navais), o master 50 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova) e a master feminina Raquel Marques (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

O que é o XCE?

Disciplina ainda com pouca tradição em Portugal, é uma competição em bicicleta todo-o-terreno (BTT) dividida entre a fase de qualificação e as eliminatórias. Na qualificação, em sistema de contrarrelógio individual, apuraram-se os oito mais rápidos em cada categoria etária e género. Os oito melhores da qualificação foram distribuídos por duas séries de quatro corredores. Em cada uma destas sérias apuraram-se dois ciclistas para uma final a quatro que determinou as quatro primeiras posições.