Raquel Queirós campeã nacional de contrarrelógio

Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) conquistou hoje, em Castelo de Vide, o Campeonato Nacional de Contrarrelógio na categoria de elite. A manhã de ciclismo deste domingo coroou mais dez campeões.
Revista Ciclismo a fundo / José Carlos Gomes -
Raquel Queirós campeã nacional de contrarrelógio
Raquel Queirós campeã nacional de contrarrelógio

A especialista em BTT foi competir à estrada e revelou-se superior a toda a concorrência, completando os 17,6 quilómetros do exercício individual em 28m28s, sendo a única corredora a baixar dos 29 minutos. A medalha de prata ficou em posse de Vera Vilaça (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), que gastou mais 47 segundos do que Raquel Queirós. O terceiro lugar pertenceu à ciclista que celebrou o título de rampa há uma semana, Melissa Maia (Farto-Aguas do Paranõ), a 1m06s.

Os amadores de elite, os masters 30 e os masters 40 também fizeram o percurso de 17,6 quilómetros. Entre os mais novos impôs-se Rui Carvalho (Penafiel Bike Clube), com 25m27s. Seguiram-se o individual João Moreira, a 29 segundos, e Miguel Pereira (Vulcal/CC Centro), a 38 segundos.

Em masters 30 impôs-se André Filipe (CPR A-do-Barbas(Akiplas/PVS), com 25m38s, diante de João Santos (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC), a 46 segundos, e de Ricardo Jacinto (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC), a 57 segundos.

O individual Nuno Inácio ganhou em masters 40, com o registo de 25m56s, menos 8 segundos do que João Mariano e menos 17 segundos do que Nuno Manso, corredores do Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC, que completaram o pódio.

As restantes categorias completaram o percurso mais curto, 13,8 quilómetros. Daniela Campos foi a melhor júnior, com 22m27s, seguida por Beatriz Roxo (NRV – Academia de Ciclismo de Paredes), a 1m13s. Marisa Ferreira (Efapel-Escola de Ovar) gastou mais 1m59s do que a vencedora e fechou o pódio.

Mariana Líbano (Maiatos) é a campeã nacional de cadetes, com um registo de 25m48s, menos 32 segundos do que Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e menos 37 segundos do que Íris Chagas (NRV-Escola de Ovar), que ocuparam as restantes posições de honra.

O pódio de masters 30 femininas formou-se com a campeã Lurdes Gonçalves (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), que registou 25m20s, Liliana Silva (Maiatos), a 16 segundos, e Nádia Mendes (CE Gonçalves/Azeitonense), a 23 segundos. Rita Reis (Maiatos) venceu a prova de masters 40, com 25m38s, e foi ladeada no pódio por Raquel Marques (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), a 12 segundos, e por Ana Neves (Bike & Nutrition Shop), a 31 segundos.

Raquel Queirós campeã nacional de contrarrelógio

Alberto Amaral (UC Ponte da Barca) ganhou em masters 50, com 21m05s. Seguiram-se Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC), a 1m05s, e Luís Gomes (Cycling Team CR O Grandolense), a 1m25s. Na mesma categoria, mas no setor feminino, impôs-se Filomena Gomes, com 26m30s, com menos 1m26s do que Natália Mendes (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) e com menos 2m04s do que Maria Jesus (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ).

Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) venceu a classificação de masters 60, com 22m57s. O segundo classificado foi Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova), a 23 segundos. Manuel Pinto (Saertex Portugal/Edaetech) fechou o pódio, a 57 segundos.