Jofre Cullell e Alessandra Keller vencem primeira etapa da Taça de Portugal de XCO

O catalão Jofre Cullell (Megamo Factory Team) e a suíça Alessandra Keller (Thömus Rn Swiss Team) venceram hoje a primeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico, disputada em Vila Franca do Lima, Viana do Castelo.
FPC e revista BIKE -
Jofre Cullell e Alessandra Keller vencem primeira etapa da Taça de Portugal de XCO
Jofre Cullell e Alessandra Keller vencem primeira etapa da Taça de Portugal de XCO

Na reta final de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a corrida deste domingo, de classe 1 UCI, atraiu vários corredores de nível internacional, entre os quais medalhados em Jogos Olímpicos, em Mundiais e Europeus. Com um nível competitivo muito elevado, os corredores forasteiros confirmaram o favoritismo, numa competição em que o terreno foi fortemente endurecido pela lama.

A corrida de elite masculina teve um pódio totalmente espanhol. O sub-23 Jofre Cullell foi o mais forte, relegando os “veteranos” para as posições imediatas. Sergio Mantecón (Kross Racing Team) só foi desfeiteado ao sprint. O terceiro, a 1m04s, foi Ismael Esteban (Aldro Racing Team). Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o melhor português, na sexta posição.

A prova de elite feminina ofereceu uma espectacular batalha entre a vice-campeã olímpica, a polaca Maja Włoszczowska (Kross Racing Team), e a suíça Alessandra Keller (Thömus Rn Swiss Team). As duas discutiram o triunfo até ao risco de meta, acabando por ser a helvética a impor-se. A terceira foi a espanhola Rocio García (BH Templo Cafés UCC) - capa da revista BIKE Portugal de março (atualmente nas bancas) -, a 2m20s das duas primeiras. Raquel Queirós (Guilhabreu BTT), maior esperança para a presença do BTT português nos Jogos Olímpicos deste ano, foi a quarta classificada e melhor sub-23.

Os vencedores das provas de juniores tiveram desempenhos concludentes, sobretudo Ana Santos (Patocycles/Eyres by Shamir), que deu continuidade a um início de época muito forte, com sucessos em Espanha. Em Vila Franca do Lima impôs-se com autoridade. A segunda classificada foi Rafaela Ramalho (Irmãos Moreiras/ACDREBORBTT), a 9m03s, enquanto Csenge Bokros (Limitless Team/XCO Nagykanizsa) fechou o pódio, a 10m36s.

No setor masculino, João Cruz (AXPO/FirstBIke Team/Vila do Conde) foi o mais forte, com 57 segundos de vantagem sobre Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis) e com 1m14s à melhor sobre Clément Cousin (Team VTT St Lo), que conseguiram os restantes lugares de honra.

Em cadetes triunfaram Daniel Lima (BTT Loulé/Elevis) e Mariana Líbano (Maiatos).

Nas categorias de veteranos, destacaram-se os masters 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS) e Nádia Mendes (Clube BTT Águeda/FUNDIVEN), os masters 40 Marco Macedo (Saertex Portugal/Edaetech) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova). Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi o único paraciclista em prova neste domingo.

A segunda prova da Taça de Portugal de XCO, também uma corrida C1 UCI, vai realizar-se no dia 29 de março, em Marrazes, Leiria.