Será que o peso importa assim tanto quando andamos de bicicleta?

Tens um colega que mudou um componente da bicicleta para a aligeirar, pois alega que se nota bastante a diferença de peso, embora depois acabe por levar uma mochila cheia? Até que ponto podemos ficar obcecados com o peso das nossas bicicletas?
Revista BIKE -
Será que o peso importa assim tanto quando andamos de bicicleta?
Será que o peso importa assim tanto quando andamos de bicicleta?

É fácil responder a esta dúvida, já que as leis da física são de fácil aplicação neste caso. A primeira pergunta que devemos fazer é: quão importante é para mim chegar ao topo de uma subida demorando um pouco mais ou menos? Evidentemente, para alguém que é competitivo por natureza, isto é fundamental. No entanto, para um amador, demorar um ou dois minutos a mais a chegar ao topo da montanha não significa nenhum trauma.

Portanto, para um atleta, o peso importa. Contudo, o peso importa sempre e quando a pendente tenha um lugar de relevância, já que em plano as diferenças são muito pequenas entre uma bicicleta de 9kg e uma de 13. Em subida, quanta mais percentagem de inclinaçao houver, mais importante será o peso. E devemos falar sempre de peso total, ou seja, o peso do ciclista mais a bicicleta. Afinal de contas, é esse peso total que temos de transportar encosta acima. Por este motivo, e dado que o corpo é entre 80 a 90% do peso total, costuma ser mais eficaz e mais barato reduzir o peso corporal do que o da bicicleta. Emagrecer 2 kg é mais simples do que retirar 2 kg à bicicleta. E se fores um ciclista competitivo, baixar o peso da bicicleta é seguramente a forma mais efetiva de ir mais rápido numa subida, tal como treinar mais, obviamente. Como é lógico, pode-se emagrecer até um certo limite a partir do qual se compromete o estado de saúde e inclusive o rendimento pode piorar.

Para calcular a influência do peso sobre o tempo que podemos perder ou ganhar numa subida, existem vários sites nos quais se introduzirmos algumas variáveis, permitem conhecer estes dados. Deste modo, fizemos duas simulações escolhendo subidas conhecidas em Espanha. Na tabela podemos ver os tempos que em regra se demora a subir, neste caso um ciclista de 75 kg e um de 80 kg que pedalaram à mesma potência: 230W. Que cada um tire as suas ilações pertinentes sobre a importância do peso baseando-se nestes dados.