1. Alimentação prévia incorreta.
É muito importante seguir uma dieta rica em hidratos de carbono no dia anterior ao da Maratona, bem como no pequeno-almoço antes do evento. Massa, arroz, pão, batatas, cereais e frutas devem ser a base. Os hidratos de carbono fornecem ao músculo a energia de que necessitam para pedalar durante várias horas.
2. Comer pouco durante a maratona.
É importantíssimo continuar a fornecer energia ao músculo durante o andamento para que o cansaço apareça o mais tardar possível. O ideal é ingerir 50 a 60g de hidratos de carbono por hora. Isto consegue-se comendo algo cada 40 a 45 minutos e com bebidas desportivas (açucaradas).
3. Improvisar a comida em andamento.
Só devemos comer algo em andamento que já tenhamos provado antes, sobretudo para nos assegurarmos de que não nos vai fazer mal. Não devemos comer barras ou géis que nunca tenhamos provado.
4. Partir com um andamento demasiado forte.
Esta falha é muito mais frequente em ciclistas com pouca experiênia. O facto de levar um dorsal posto faz com que nos esforcemos mais do que deveríamos e é fácil gastar todas as energias no início caso não mantenhamos a cabeça fria. É importante procurar o nosso ritmo para não chegarmos ao final literalmente mortos.
5. Mudanças de última hora na bicicleta.
Não é recomendável mudar a posição em cima da bicicleta ou algum componente na semana prévia a uma prova/maratona/passeio. Uns cleats ou o selim mal posicionado podem arruinar-nos o dia.
6. Não descansar o suficiente durante a semana do evento.
Por vezes achamos que treinar muito nos dias que antecedem o evento irá deixar-nos em forma, mas tal não é verdade. Podemos treinar na semana que antecede o evento, mas deve ser pouco para estarmos devidamente recuperados.
7. Não rever o estado da bicicleta.
Começar uma maratona com um pneu em mau estado ou com uma corrente velha é meio caminho andado para não terminar o evento, ou então ter de fazer várias paragens devido a problemas mecânicos. A bicicleta deve estar em perfeito estado e com a revisão feita antes do dia D.
8. Não fazer uma lista do que deves levar e comprová-la no dia anterior.
Não serias o primeiro a esquecer-se do capacete, dos sapatos ou dos óculos. É necessário levar várias coisas, por isso, o mais prático é apontar num papel e deixar tudo preparado no dia anterior.