Notícias

XR 2022, a nova suspensão total da Lapierre disponível em duas versões

A marca francesa Lapierre apresentou a nova XR, uma bicicleta de suspensão total com uma geometria moderna disponível em duas versões (XC e Downcountry).

Miguel Lorenzo

2 minutos

XR 2022, a nova suspensão total da Lapierre disponível em duas versões

A Lapierre apresentou hoje a sua nova bicicleta de suspensão total para XC e XCM, com duas versões (XC puro ou Downcountry). A nova XR 2022 representa a terceira geração deste modelo e obedece às tendências modernas, ao ter um quadro aligeirado ao máximo por não ter uma articulação traseira, baseando a flexão no carbono. Além disso, tem modificações geométricas adaptadas a percursos mais técnicos e exigentes, embora a eficácia da pedalada também seja uma das suas prioridades. 

 

GEOMETRIA

As escoras são 8 mm mais curtas, o tubo superior e o reach são mais compridos, o ângulo de selim é mais vertical (entre meio grau e um grau) e o ângulo de direção está consideravelmente mais deitado (entre dois e dois graus e meio). São, na prática, modificações na linha com os designs atuais. 

Por exemplo, o tamanho M da versão XR (100 mm) tem um reach de 450 mm, um comprimento entre eixos de 1.161mm, uma traseira de 435mm, um ângulo de direção de 67 graus e um ângulo de selim de 75,5 graus. 

 

Quanto ao peso, a poupança é considerável. O quadro é fabricado com fibras Torayca (mais de 300 peças de carbono) e existem duas versões: o quadro standard é 190g mais leve do que o XR anterior, enquanto a versão XR Team é 307g mais leve. 

 

A cinemática do sistema de amortecimento visa a máxima sensibilidade. A traseira é assimétrica com escoras sem tensão estrutural quando o sag ronda os 26%. Ou seja, o quadro em repouco acumula uma tensão nas escoras que se liberta quando nos sentamos na bicicleta, atuando o sag. O design do quadro reduz a amplitude da flexão das escoras a somente 11 mm (a distância que varia entre o pivô principal e a união das escoras com o link). 

 

As montagens XR trazem uma suspensão e um amortecedor com 100 mm de curso e as versões XRM têm 110 mm atrás, enquanto as suspensões têm 120 mm. 

 

Todas as montagens incluem rodas de 29 polegadas, patilha de desviador traseira UDH, travão post-mount e possibilidade de montar dois bidons. A cablagem é semi-integrada e inclui bloqueio remoto. Tem um Q-Factor de 168 mm, eixo da roda traseira cónico, pneus 2.4" e as versões XRM incluem espigão telescópico.

Lapierre XR 5.9. 3.799 €
Lapierre XR 7.9. 4.599 €
Lapierre XR 9.9. 6.899 €
Lapierre XRM 6.9. 4.099 €
Lapierre XRM 8.9. 5.199 €

Poderás saber mais detalhes no distribuidor nacional (Ciclo Coimbrões) ou aqui

Relacionados