Notícias

XDS Astana faz contratação de última hora: Haoyu Su

O ciclista chinês de 24 anos assinou contrato por duas temporadas com a equipa WorldTour cazaque, fechando assim o plantel. A XDS Astana vai enfrentar 2025 com 30 ciclistas. 

Ciclismo a fundo. Foto: XDS Astana Team

2 minutos

XDS Astana faz contratação de última hora

A China vai voltar a ter um ciclista chinês no WorldTour graças à contratação de Haoyu Su pela XDS Astana. O ciclista de 24 anos - que nas últimas temporadas representou a equipa China Glory Mentech Continental - assinou um contrato válido por duas temporadas (2025 e 2026) com a equipa cazaque, e é a última contratação dado que a equipa já tem 30 ciclistas (de 11 nacionalidades diferentes). 

14 ciclistas novos na equipa, para além de Haoyu Su. A formação cazaque contratou Fausto Masnada (veio da Soudal Quick-Step), Diego Ulissi (UAE Team Emirates), Wout Poels (Bahrain-Victorious), Sergio Higuita (Red Bull - BORA - hansgrohe), Clément Champoussin (Arkéa - B&B Hotels), Mike Teunissen (Intermarché - Wanty), Nicola Conci (Alpecin-Deceuninck), Aaron Gate (Burgos-BH), Matteo Malucelli (JCL Team UKYO), Florian Kajamini (MBH Bank Colpack Ballan), Darren van Bekkum (Visma | Lease a Bike Development), Alessandro Romele e Davide Toneatti (Astana Qazaqstan Development Team).

A entrada de um novo patrocinador principal na equipa (o fabricante chinês de bicicletas XDS) facilitou a passagem de Haoyu Su para o WorldTour.

"É uma grande honra juntar-me à equipa XDS Astana e voltar a colocar a China no WorldTour, a categoria máxima do ciclismo profissional. É um grande passo e estou agradecido por esta oportunidade única. Tenho muito trabalho pela frente e o meu objetivo é ganhar experiência nas provas europeias. Darei o meu melhor para representar a China ao mais alto nível e contribuir para os objetivos da equipa em cada prova que participe."

Para Alexandr Vinokurov, diretor geral da XDS Astana, "vários ciclistas chineses já competiram no WorldTour e a chegada de um novo ciclista da China era apenas uma questão de tempo. Com a incorporação da XDS como patrocinador principal, é apropriado que através da nossa equipa a China regresse ao mundo do ciclismo profissional. O Su é um ciclista jovem e ainda precisa de ganhar experiência em provas de alto nível, mas tem potencial e, o mais importante, a determinação de crescer. Acredito que nos vai ajudar em provas chave na Ásia e Europa". 

Esta vai ser a 20ª temporada da XDS Astana no WorldTour e, como é tradição, a época vai começar na Austrália, mais precisamente na prova Santos Tour Down Under, que decorrerá de 21 a 26 de Janeiro. A equipa vai competir com bicicletas X-Lab, a marca premium da XDS Bikes, empresa especializada no desenho, produção e desenvolvimento de bicicletas de competição. 

PLANTEL DA EQUIPA:

Davide Ballerini, Alberto Bettiol, Cees Bol, Clément Champoussin, Anthon Charmig, Nicola Conci, Yevgeniy Fedorov, Lorenzo Fortunato, Aaron Gate, Michele Gazzoli, Sergio Higuita, Florian Samuel Kajamini, Max Kanter, Anton Kuzmin, Harold Martín López, Matteo Malucelli, Fausto Masnada, Henok Mulubrhan, Wout Poels, Alessandro Romele, Christian Scaroni, Ide Schelling, Haoyu Su, Harold Tejada, Mike Teunissen, Davide Toneatti, Diego Ulissi, Darren Van Bekkum, Simone Velasco, Nicolas Vinokurov.

Etiquetas:

Relacionados