A principal novidade apresentada pela Vittoria é o novo modelo Peyote. Trata-se de um pneu para cross country que proporciona velocidade e destina-se a competição. Este pneu está a ser usado pelas equipas Wilier Vittoria e KMC Ridley na Taça do Mundo e no processo de construção foi adotado o novo composto Vittoria XC Race que está presente na banda central (aliás, tal como no Mezcal).
NOVO PEYOTE
O Peyote destina-se a terrenos duros e soltos. Segundo a marca, os resultados da telemetria colocaram o Peyote como o mais rápido na sua categoria, chegando a ser 4% mais rápido do que o rival mais direto. Aspetos como a aderência, o controlo, a fiabilidade e o conforto também foram tidos em conta.
O novo padrão da banda central é de baixo perfil, com tacos em V. Deste modo, consegue atravessar terrenos soltos e encontrar tração evacuando facilmente os detritos lateralmente.
A zona lateral tem tacos mais volumosos, para aderência em curva e previsibilidade.
NOVA FÓRMULA
Tanto o Peyote como o novo Mezcal XC Race 29x2.4 adotam um novo composto que inclui grafeno e sílica, para melhorar a aderência em piso molhado e aumentar a flexibilidade. Tudo isto numa carcaça de 60 TPI.
Segundo os dados apresentados pela Vittoria, o Peyote ganha num cenário típico de XC cerca de 0,75 km/h de velocidade média face aos rivais. A estes dados devemos acrescentar o aumento de 11% na aderência (especialmente em piso molhado) e a durabilidade da nova carcaça.
O novo Peyote está disponível em preto e em preto com banda lateral castanha, por enquanto apenas na medida 2.4 e pesa 730g. Em Janeiro de 2025 chegará ao mercado a medida 2.25. Custa 69,95€.
Por sua vez, o novo Mezcal XC Race 2.4, também disponível nas mesmas opções de cor, começa nos 690g e custa 69,95€. Em Agosto estará disponível a versão 2.25 com a nova fórmula.