Inserida na Maratona BTT Serra da Estrela, a quinta prova da Taça de Portugal terá quatro percursos, que serão percorridos de acordo com a respetiva categoria: a mini maratona de (25 quilómetros e 900 metros de desnível acumulado), a meia maratona (46 quilómetros e 1400 metros de acumulado), a maratona curta (72 quilómetros e 1900 metros de acumulado) e a maratona elite (87 quilómetros e 2400 metros de acumulado).
A elite masculina e os masters masculinos 30 e 35 vão competir na maratona elite, enquanto a elite feminina e os restantes masters masculinos e femininas até 65, bem como o paraciclismo D, vão percorrer a maratona curta. A meia maratona fica reservada ao paraciclismo feminino e C, para além das bicicletas com assistência elétrica. Por fim, a mini maratona será para sub-17, sub-19 e masters 70, tanto masculinos como femininas.
Após um dia de sábado reservado ao secretariado, a competição terá lugar no domingo, a partir das 9h, hora de partida dos atletas de E-MTB, sendo que os atletas elite partem logo de seguida, às 9h02 (todas as categorias femininas) e às 9h15 (elite masculina).
A chegada do primeiro participante da maratona elite está prevista para as 13h20 e a cerimónia protocolar terá início às 15h. Em jogo estão ainda vários títulos da Taça de Portugal de XCM 2025. Melissa Maia garantiu em Lagos, na quarta etapa, a conquista entre a elite feminina, mas na elite masculina a discussão segue em aberto: Filipe Francisco (CDASJ/Cyclin Team/Município Albufeira) lidera com 1100 pontos, mas Carlos Cruz (Guilhabreu MTB Team) está a 240 pontos, sendo que a vitória vale 300. As inscrições estão em aberto até ao final desta quarta-feira, no portal da Federação Portuguesa de Ciclismo.