Após dois anos de desenvolvimento e diversos protótipos testados nos técnicos trilhos de Finale Ligure, finalmente a Thok deu a conhecer a Gram, uma bicicleta de Enduro com um quadro em fibra de carbono.
O quadro utiliza diferentes tipos de laminados e nas zonas de maior tensão é adotada fibra UD. Todos os cabos estão integrados dentro do quadro, com um roteamento específico que evita ruídos parasitas.
Por cima do eixo pedaleiro existe um sistema denominado "T-Ribs" que proporciona solidez, dissipando a pressão produzida pelo uso, tornando a pedalada mais eficiente.
Na parte traseira do quadro as escoras baixas com um design assimétrico são o grande destaque, bem como a nova ponteira UDH compatível com todos os sistemas de transmissão no mercado.
O tubo diagonal tem fibras de carbono de grossuras diferenciadas. A secção em forma de "C" ajuda a dispersar as tensões. Além disso, está mais vertical, com o objetivo de baixar o centro de gravidade. Este modelo inclui bloqueador de direção T-Stopper.
Quanto à geometria, o tubo de selim tem um ângulo de 78º, de modo a melhorar o conforto e o comportamento em subidas, enquanto o ângulo de direção é claramente aberto (64º), para um melhor comportamento nas descidas.
A bicicleta vem de origem com o motor Shimano EP8 e inclui uma bateria de 630 Wh que pode ser facilmente extraída.
A nova Gram está disponível em duas versões com montagens distintas: a Gram e a Gram RC.
Estes dois modelos já estão disponíveis nos tamanhos S, M, L e XL por cerca de 7.490€ e 9.900€, respetivamente.
Poderás saber mais detalhes em www.thokbikes.com.