Somos fãs de novas tecnologias, mas confessamos que temos um fraquinho por peças de coleção e bicicletas clássicas. Afinal de contas, embora estejamos a viver uma época onde o digital comanda a vida, iniciámos a nossa vida profissional no mundo analógico e vivemos os tempos áureos de marcas como a Marin, Kona, Gary Fisher, Rocky Mountain, entre outras. Nessa altura, publicávamos a revista BIKE, a única revista em papel dedicada ao mundo das bicicletas em Portugal e a Marin ocupou de imediato um lugar cativo no nosso coração.
Agora, tivemos a sorte de poder testar a Nicasio 2, uma das bicicletas da gama de gravel da marca americana, fabricada em aço.
Se és fã das bicicletas ou materiais clássicos, não deixes de ler este teste, porque a Marin Nicasio 2 é uma bicicleta de gravel que conjuga características do passado e do presente.
O quadro em cromoly inclui diversas roscas para acessórios (bolsas, alforges, etc).
A marca californiana adotou nesta Nicasio 2 uma fórmula já testada. O quadro é fabricado em cromoly Serie 2, a gama média da marca, com tubos praticamente redondos e minimalistas, como se usava antigamente.
A cor (bordeax) é claramente vintage e combina perfeitamente com esta Marin.
Todas as soldas TIG estão à vista, mostrando claramente o lado mais retro. Além disso, na zona da direção, podemos encontrar cunhas para os rolamentos, tal como se usava antigamente. Toda a cablagem é externa, com guias bem montadas, para os mais puristas. Por outro lado, a modernidade pode ser encontrada na forqueta que é, neste caso, fabricada em fibra de carbono, uma característica que proporciona conforto adicional, graças à absorção das vibrações.
Embora tenha características retro, também aposta na modernidade, como se vê no eixo passante e nos travões de disco hidráulicos.
O quadro inclui orifícios para a instalação de um espigão telescópico com cablagem interna, caso queiras instalar um. E embora o quadro tenha um look dos anos setenta/oitenta, a união das escoras ao tubo vertical é feita bastante abaixo, para uma flexibilidade maior na parte traseira, algo típico de bicicletas mais modernas.
As escoras são finas e as ponteiras têm um aspeto limpo, sendo possível instalar alforges e guarda-lamas. Além disso, inclui uma patilha de desviador substituível. O eixo traseiro é passante (142x12 mm) e é possível montar pneus de 700x x 30 mm, 40 mm e até 45 mm. Se preferires, podes instalar rodas 27,5", mas os pneus não podem ultrapassar 47 mm.
GRAVEL TRANQUILO
O espigão de selim de 27,2 mm de diâmetro pode limitar a escolha caso pretendas montar um telescópico, mas não é esse o espírito desta bicicleta. A forqueta, como referimos, é fábricada em carbono e tem um tubo de direção cónico e sistema integrado. Tem três parafusos para instalar bolsas ou alforges, bem como pontos de montagem para um guarda-lamas dianteiro. Junto à direção, podemos instalar uma bolsa onde podemos transportar objetos de primeira necessidade, como barras, geis ou a própria documentação.
Na nossa balança, esta Marin pesou 11,12 kg no tamanho 54 sem pedais. Quanto à transmissão e travões, esta bicicleta está montada com Shimano GRX RX400 2x10, com travões hidráulicos da própria marca japonesa. E não faltam componentes com a assinatura da Marin.
A Nicasio 2 está claramente desenhada para uma condução confortável graças ao ângulo de direção de 71º e 74º no tubo de selim, medidas que podemos considerar standard numa bicicleta como esta. As escoras têm 430 mm e cada tamanho de quadro tem um reach generoso: 380 mm no caso deste tamanho 54. A ideia é que o ciclista relaxe e aproveite ao máximo o conforto proporcionado por esta Marin.
É uma bicicleta pensada para desfrutar com tranquilidade das rotas de gravel e viagens de bikepacking.
Em andamento, e embora a forqueta de carbono filtre parte do que o solo nos transmite, o quadro é muito direto em termos de sensações. O aço tem a vantagem de poder ser reparado em qualquer parte caso sofra uma fissura e isso não acontece nos de carbono e alumínio, portanto em viagens é uma grande mais-valia. No cômputo geral, a Marin Nicasio 2 surpreendeu-nos bastante pelo equilíbrio entre clássico e moderno. O seu quadro em aço transmite esse carácter tradicional e elegante que nos atrai e nos deixa nostálgicos, mas ao mesmo tempo incorpora tecnologias atuais que melhoram notavelmente a experiência.
OLD SCHOOL
Esta Marin não esconde o seu ADN e tem cablagem externa em todo o quadro. Isto evita complicações quando é necessário fazer a manutenção e ouvir os cabos a bater no cromoly faz-nos regressar aos velhos tempos, onde tudo estava por descobrir.
CONCLUSÕES
Não se trata de uma bicicleta pensada para andar rápido ou competir, mas sim para aproveitar a natureza, explorar e pedalar sem pressa. É versátil, confortável e o seu toque retro é muito atrativo, sendo a companheira perfeita para quem procura sensações autênticas em duas rodas e, quem sabe, para te iniciares no mundo do bikepacking.
O melhor: Personalidade clássica que permite recuperar as sensações originais do ciclismo offroad.
A melhorar: Em contrapartida, é pesada.
FICHA TÉCNICA
- QUADRO: Aço
- FORQUETA: Marin de carbono.
- PEDALEIRO: Shimano GRX FC-RX600, pratos 46/30.
- DESVIADOR: Shimano GRX RX400.
- MANÍPULO: Shimano GRX RX400.
- CASSETE: Shimano HG-5010. 11-36. corrente KMC X10.
- TRAVÕES: Shimano BR-RX400, discos de 160 mm.
- DIREÇÃO: FSA.
- AVANÇO: Marin 3D. guiador Marin alumínio.
- FITAS: Marin Confort.
- SELIM: Marin Beyond Road.
- ESPIGÃO: Marin de alumínio, 27,2 mm.
- RODAS: Marin de alumínio 19 mm.
- PNEUS: Vee Tire Co. 700x45 TR.
- PESO: 11,14 kg (tamanho 54, sem pedais).
- TAMANHOS: 50, 52, 54, 56, 58 e 60.
- PREÇO: 1.849 €.
Poderás encontrar mais informações em Marin Bikes.
