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SRAM Eagle 10-52. A guerra das transmissões continua

A tecnologia Eagle tinha até agora um limite de 50 dentes na cassete. Agora, a SRAM dá um passo em frente e lança no mercado uma cassete 10-52 para o novo GX, XO1 e XX1.

Julio Vicioso

1 minuto

SRAM Eagle 10-52. A guerra das transmissões continua

Três novas cassetes SRAM Eagle com 10-52 dentes chegaram ao mercado, englobadas nos grupos GX, X01 e XX1. Os dois grupos superiores foram fabricados da mesma forma, enquanto o novo GX estreia uma cassete XG-1275 que une os carretos através da tecnologia Full Pin através de pinos de aço inoxidável, tornando mais barato o processo de fabrico, mas mantendo o design similar ao X-Dome dos grupos superiores.

Na esquerda, a cassete 10-50 dentes, e à direita o novo Eagle de 10-52 dentes.

As novas transmissões GX, X01 e XX1 mecânicas lançadas esta primavera de 2020 foram redesenhadas para poder acolher o carreto de 52 dentes (os AXS eletrónicos já o permitiam), variando a distância entre a gaiola superior e os carretos, tendo sido desenhado um novo modo de ajuste, o qual é válido para todos os sistemas Eagle, quer sejam 10-50 ou 10-52, e substitui todas as anteriores.

 

A NOVA CASSETE AMPLIA O RÁCIO DE DESMULTIPLICAÇÃO A CERCA DE 520%

A tecnologia Eagle dispõe agora de dois limites em termos de desmultiplicação: o 10-50 conhecido até agora, e o novo 10-52 que amplia o limite de desmultiplicação a 520% com os seguintes carretos: 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-42-52.

O XG 1299 é montado no topo de gama, o SRAM XX1, com tecnologia X-Dome.

Todos os novos GX, XO1 e XX1 são compatíveis com as duas cassetes, contudo a SRAM desaconselha a utilização dos desviadores anteriores com a nova cassete de 52 dentes.

Nova cor Cobre ou Copper, para elevar a quatro as cores das cassetes Eagle.

O XG-1275 do GX está disponível em negro com o carreto de 52 dentes na mesma cor do AXS e custa cerca de 220 euros. O XG-1295 para o XO1 já com construção X-Dome custa 391 euros. O XX1 custa 457 euros. Este XG-1299 está disponível agora em quatro cores.

Fica atento às próximas edições da revista BIKE pois, como é tradição, seremos os primeiros em Portugal a testar mais esta novidade.

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