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Specialized Iberia adota estratégia Omnicanal

A Specialized Iberia desenvolveu uma estratégia Omnicanal em Espanha e Portugal. O chamado Mercado Integrado fecha a distância existente entre o comércio físico e o digital, para que os clientes possam interagir da melhor maneira com a Specialized e com os Distribuidores Autorizados, tanto online como nas lojas.

Specialized Iberia adota estratégia Omnicanal
Specialized Iberia adota estratégia Omnicanal

O lançamento do novo Mercado Integrado une cinco canais diferentes: Loja, Recolha em Loja, Envio da Loja, Disponibilidade em Loja e Envio Direto. A rede de Distribuidores Specialized continua assim a ser o canal mais importante. O Diretor de Marketing da Specialized Iberia, Nelson Risso, refere que “a Specialized está convencida do valor acrescido da venda em loja. Os nossos Distribuidores oferecem um nível de suporte muito elevado, conhecimento e serviços aos nossos ciclistas. Devemos por isso assegurar que os consumidores continuem a encontrar o seu caminho até aos nossos produtos. É por isso que, para além do investimento em lojas físicas, temos investido nos nossos sistemas tecnológicos para integrar ainda mais as nossas lojas no website da Specialized".

Através da Disponibilidade em Loja, o stock dos Distribuidores Autorizados passará a estar visível em Specialized.com. Desta maneira, o cliente pode ver de imediato se uma loja tem um produto específico em stock. Os ciclistas também podem escolher se o seu pedido realizado em Specialized.com deve ser entregue num distribuidor autorizado, onde o cliente possa ir recolher o seu pedido. Através da Recolha em Loja, é agora possível comprar equipamento como sapatos, capacetes, pneus e roupa, mas também bicicletas.

Por último, o Envio Direto da Specialized para o cliente final, dará às lojas a opção de vender produtos na sua loja e entregá-los diretamente ao cliente. Nelson Risso esclarece: "imagine uma situação em que um cliente experimenta um capacete branco em loja e quer comprá-lo, mas prefere o mesmo capacete em preto. Se a loja não tem essa cor disponível, podemos oferecer um serviço adicional ao enviar esse produto diretamente do armazém da Specialized para o seu domicilio". Além de poder recolher as suas compras num Distribuidor Autorizado, os ciclistas têm também a opção de pedir o produto diretamente no website Specialized.com e recebê-lo em sua casa.

A estratégia Omnicanal da Specialized tem vindo a ser implementada de forma progressiva em vários mercados. Através dos cinco canais escolhidos para diversificar a oferta, a Specialized Iberia conta com a sua rede de Distribuidores Specialized para manter um serviço de excelência junto dos seus ciclistas.

Aproveitando esta alteração anunciada hoje, fizemos algumas perguntas a Nelson Risso, Diretor de Marketing da Specialized Iberia:

Specialized Iberia adota estratégia Omnicanal

 

1 – De que modo a Venda Direta poderá afetar a vossa relação com as lojas afiliadas, nomeadamente no que diz respeito às programações?

De modo nenhum a nossa estratégia omnicanal irá afetar os nossos distribuidores, nem tem relação direta com as programações. Esta estratégia contempla várias formas de fazer chegar os nossos produtos aos ciclistas e assim aumentar também o tráfego em loja e não apenas a venda direta. A maioria das opções de compra está relacionada com as lojas, como a recolha em loja, o “drop shipment" ou a disponibilidade em loja no nosso website.

2 – Do ponto de vista comercial, qual é a percentagem de VD (venda direta) que têm como objetivo no primeiro ano?

O primeiro ano será um ano de adaptação e aprendizagem, um ano que deverá ter um crescimento muito orgânico e onde iremos realizar os nossos estudos e análises sobre a aceitação dos nossos ciclistas a estas diferentes formas de comprar os produtos Specialized.

3 – As marcas que se instalaram no mercado exclusivamente no modo de venda direta têm preços mais baixos precisamente por terem menos intermediários pelo meio (havendo também outras razões, como é óbvio). Qual é a estratégia da Specialized?

Acreditamos na mais valia que as lojas dão aos ciclistas através do seu conhecimento e do atendimento personalizado, as lojas continuam a ser para nós o epicentro do nosso negócio. Não temos nem pretendemos ter um modelo de negócio assente exclusivamente no online.

4 – Do ponto de vista do consumidor, quais serão as mais-valias da compra no vosso site?

A comodidade que representa poder escolher e comprar produtos sem sair de casa, é atualmente uma realidade que todos conhecemos e de que já não abdicamos. Por outro lado, através da recolha em loja podem comprar o produto online e depois levantá-lo comodamente na loja que escolheram e beneficiar na mesma desse conhecimento e serviço que referi anteriormente, e que não é possível replicar digitalmente.

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