Com apenas 16 anos, Tom Ritchey além de competir já construía o seu primeiro quadro de bicicleta. Estamos a falar do ano de 1972, ou seja, há 50 anos.
Foi nessa altura que surgiu o BTT, quando as velhinhas bicicletas clunker já não serviam para os devaneios de alguns jovens, como Joe Breeze, Gary Fisher ou Charles Kelly. Para tal, contaram com a ajuda do jovem Tom Ritchey, que construiu o seu primeiro quadro de BTT em 1978, tendo feito uma parceria com Kelly e Fisher para a comercialização das primeiras bicicletas todo o terreno.
A partir dessa altura, Tom foi aprofundando os seus conhecimentos e lançou novos componentes, bem como novas medidas que se tornaram standard. São da sua autoria alguns dos primeiros cubos, eixos pedaleiros, bem como o mítico guiador com avanço integrado Bullmoose.
Versão moderna do guiador Ritchey Bullmoose
Em 1981, já construía mais de 400 quadros por ano e em 1982 passaram a 700... Com a chegada das primeiras provas internacionais, Ritchey foi dos pioneiros a apostar numa equipa profissional, a qual contou com inúmeros mitos do BTT mundial como Thomas Friscknecht, Henrik Djernis, Ruthie Matthes… Surgiram os títulos mundiais, inclusive as Taças do Mundo a bordo das inconfundíveis Ritchey de cor azul, branco e vermelho, e a partir dessa altura o seu nome passou a ser conhecido em todo o mundo.
Desde então nunca parou de inovar, mas mantendo o look clássico. Depois de milhares de tubos soldados, a visão de Tom Ritchey mantém-se inalterada: "A verdadeira função da bicicleta é ser uma grande mediadora que nos permite obter um prazer tão simples como a liberdade. É isso que significa andar de bicicleta. Quer seja uma de madeira ou uma vencedora da Volta a França, as pessoas em todo o mundo ainda sorriem quando se cruzam com outra a andar de bicicleta. É uma ferramenta que proporciona liberdade e sorrisos!".
Para celebrar este aniversário, a Ritchey apresentou logotipos especiais que relembram as raízes da marca e a viagem de Tom que acabou por o converter num pilar em termos de design de componentes.
O logotipo da Ritchey conserva a cor azul e o dourado do logotipo original e inclui "Polo Alto, California", onde Tom começou a fabricar quadros há muitos anos.
Poderás saber mais em https://eu.ritcheylogic.com.
