Notícias

Rede chinesa de falsificação de bicicletas Specialized foi apanhada

As autoridades chinesas detiveram 7 pessoas envolvidas na falsificação de bicicletas e componentes. A Specialized e o AliExpress colaboraram com as entidades policiais. 

Ciclismo a fundo

1 minuto

Rede chinesa de falsificação de bicicletas Specialized foi apanhada

O AliExpress anunciou que foi desmantelada na China a maior rede de falsificação de bicicletas e componentes Specialized, a qual vendia precisamente através desta gigante plataforma de venda online.

Foram apreendidos quadros a imitar o Tarmac SL8, guiadores, rodas Roval falsas, bem como outros componentes e quase 10.000 kits de autocolantes. A polícia também apreendeu falsificações da Pinarello, Cervélo, Cannondale e Trek, valorizados em meio milhão de dólares. 

As investigações começaram quando a Specialized alertou o AliExpress sobre a publicação no seu site de supostos produtos falsificados e chegou mesmo a comprar alguns deles para verificar a autenticidade. O AliExpress forneceu às autoridades chinesas a informação necessária para rastrear a cadeia de fornecimento, incluindo os armazéns onde eram produzidas e armazenadas as falsificações. 

Em 2017 já tinham sido apreendidos mais de 400.000 dólares em produtos falsificados da marca americana. Nos últimos anos foram realizadas mais de 10 operações policiais contra estas redes

A Specialized ressalva que mantém o seu compromisso com a proteção dos seus consumidores e que tem uma política de tolerância zero face a estas redes ilegais. Estes produtos não só colocam em risco a segurança dos consumidores - não seguem os protocolos mínimos de resistência e tolerância que são exigidos nos controlos de qualidade - como minam a confiança dos clientes nos produtos autênticos e no fundo servem para alimentar o crime organizado à escala mundial. 

O Aliexpress afirma que utiliza Inteligencia Artificial para monitorizar e eliminar rapidamente os produtos falsificados do seu site. No entanto, reforça que é necessário desmantelar as operações destes grupos criminosos, de modo a evitar que voltem a aparecer. 

O AliExpress assinala também que não só está em risco a evolução financeira das marcas, como a vida dos ciclistas que compram materiais destes, dado que os produtos falsificados não cumprem sequer o mínimo exigido em termos de qualidade e segurança. 

Etiquetas:

Relacionados