Enquanto em Portugal as marcas de rodas nacionais ainda não começaram a divulgar as novidades da coleção 2025, em Espanha as marcas existentes já estão bastante ativas neste campo. A Progress é um exemplo disso mesmo e acabou de apresentar uma nova gama de rodas de BTT que foram testadas em competição pelas equipas Primaflor Mondraker e Klimatiza Toteemi Cabberty.
Segundo esta marca, é impossível fabricar uma roda de carbono fiável para XCO moderno com a tradicional tecnologia de compactação de carbono. Pelo menos uma que seja leve.
Por isso, a marca desenvolveu a tecnologia SPR que permite criar rodas com paredes mais finas, reduzindo significativamente o peso, sem comprometer a resistência. Para tal, é utilizada a nova geração de carbono Toray T1000 com resina de Grafeno, a mais compacta, e a zona que rodeia os buracos dos raios foi reforçada. Esta tecnologia permite optar por paredes dos aros mais finas, baixando consideravelmente o peso. Assim, cada aro pesa 330g, embora seja mais complexo de fabricar do que um aro de carbono standard.
Esta roda está disponível em duas versões distintas, com cubos Nexo ou com Nitro, embora o peso do par seja igual: 1300g nos dois casos. Quanto ao preço, o kit equipado com cubos GPX Nexo custa 1.790€ e com GPX Nitro 1.580€.
Estas rodas estão disponíveis nas duas opções de cor que mostramos a seguir:
Podes consultar as opções de cepo, cores e standards em https://progresscycles.com/.