Notícias

Pinarello regressa ao BTT com a Dogma XC

Tom Pidcock e Pauline Ferrand-Prevot estiveram a testar este novo modelo, como já tínhamos divulgado em exclusivo nacional, e agora finalmente vão poder estrear a versão final na Taça do Mundo de XCO que começa este fim de semana. 

2 minutos

Pinarello regressa ao BTT com a Dogma XC

A Dogma XC estava a ser testada desde o outono do ano passado pelos atletas da equipa INEOS Grenadiers Tom Pidcock e Pauline Ferrand-Prevot. Agora, vão poder estrear a versão final neste fim de semana em Nove Mesto na Morave (Chéquia).

 

Os engenheiros da Pinarello seguiram à risca as indicações e sugestões dos dois atletas, desenhando uma bicicleta capaz de competir ao mais alto nível. Segundo a marca, trata-se de um modelo de suspensão total muito rígido, com uma cinemática simples, mas progressiva, que otimiza a reação do amortecedor e da suspensão e que permite personalizar a resposta em termos de amortecimento consoante as exigências dos circuitos da Taça do Mundo. Além disso, é leve e muito ágil. 

 

Estas características estão presentes no design inovador da Dogma XC:

PEDALEIRO 

A área da zona do pedaleiro está desenhada para oferecer uma grande rigidez. Além disso, possui um rolamento sobredimensionado que serve de ponto de articulação para o triângulo traseiro. 

 

ESCORAS FLEXÍVEIS

Ao combinar escoras flexíveis com um sistema de amortecimento de três pivôs, o resultado, segundo a marca italiana, é um curso mais direto. Isto também implica uma poupança em termos de peso, um aumento da rigidez e uma melhor conexão entre o betetista e a roda traseira. 

 

DESIGN ASSIMÉTRICO

O triângulo traseiro é composto por dois semi-triângulos distintos instalados num ponto de rotação principal, fruto de um design exclusivo cuja patente ainda não foi emitida. 

 

Graças a este design, não é necessária a clássica "ponte" que une ambos, permitindo reduzir o comprimento da escora, melhorando assim a manobrabilidade e a reatividade. Outras vantagens são a capacidade de montar pneus mais largos e a eliminação de um potencial ponto de acumulação de lama

 

CURSO CONSOANTE AS CIRCUNSTÂNCIAS

A capacidade de mover o ponto de conexão do amortecedor (debaixo do tubo superior) permite instalar diferentes amortecedores traseiros, com diferentes cursos. Deste modo, a Dogma XC pode ser adaptada às características de cada circuito. 

 

A geometria desta bicicleta está preparada para poder montar duas configurações distintas:

  • Dianteiro: 100 mm – Traseiro 90 mm (com amortecedor traseiro 190 x 45 mm)
  • Dianteiro: 120 mm – Traseiro 100 mm (com amortecedor traseiro de 210 x 50 mm)

UM GUIADOR À ALTURA DAS EXIGÊNCIAS

A marca de componentes da própria Pinarello, a Most, equipa esta bicicleta com um guiador totalmente integrado com o avanço. Este componente segue as tendências mais modernas do BTT, com a óbvia poupança em termos de peso. Possui encaminhamento dos cabos e um rolamento de direção específico, bem como limitador de rotação do guiador, para evitar que este rode em excesso e danifique o carbono do quadro. 

 

A partir de amanhã poderemos ver ao vivo a nova Dogma XC nos circuitos da Taça do Mundo de XCO e por enquanto não a poderemos testar, dado que a equipa provavelmente vai fazer algumas alterações durante a época, após o feedback dos atletas nestas provas iniciais. Só em Março de 2024 será oficialmente apresentado este modelo ao mercado. 

 
 

Poderás obter mais informações em Pinarello.

Etiquetas:

Relacionados