A Dogma XC estava a ser testada desde o outono do ano passado pelos atletas da equipa INEOS Grenadiers Tom Pidcock e Pauline Ferrand-Prevot. Agora, vão poder estrear a versão final neste fim de semana em Nove Mesto na Morave (Chéquia).
Os engenheiros da Pinarello seguiram à risca as indicações e sugestões dos dois atletas, desenhando uma bicicleta capaz de competir ao mais alto nível. Segundo a marca, trata-se de um modelo de suspensão total muito rígido, com uma cinemática simples, mas progressiva, que otimiza a reação do amortecedor e da suspensão e que permite personalizar a resposta em termos de amortecimento consoante as exigências dos circuitos da Taça do Mundo. Além disso, é leve e muito ágil.
Estas características estão presentes no design inovador da Dogma XC:
PEDALEIRO
A área da zona do pedaleiro está desenhada para oferecer uma grande rigidez. Além disso, possui um rolamento sobredimensionado que serve de ponto de articulação para o triângulo traseiro.
ESCORAS FLEXÍVEIS
Ao combinar escoras flexíveis com um sistema de amortecimento de três pivôs, o resultado, segundo a marca italiana, é um curso mais direto. Isto também implica uma poupança em termos de peso, um aumento da rigidez e uma melhor conexão entre o betetista e a roda traseira.
DESIGN ASSIMÉTRICO
O triângulo traseiro é composto por dois semi-triângulos distintos instalados num ponto de rotação principal, fruto de um design exclusivo cuja patente ainda não foi emitida.
Graças a este design, não é necessária a clássica "ponte" que une ambos, permitindo reduzir o comprimento da escora, melhorando assim a manobrabilidade e a reatividade. Outras vantagens são a capacidade de montar pneus mais largos e a eliminação de um potencial ponto de acumulação de lama.
CURSO CONSOANTE AS CIRCUNSTÂNCIAS
A capacidade de mover o ponto de conexão do amortecedor (debaixo do tubo superior) permite instalar diferentes amortecedores traseiros, com diferentes cursos. Deste modo, a Dogma XC pode ser adaptada às características de cada circuito.
A geometria desta bicicleta está preparada para poder montar duas configurações distintas:
- Dianteiro: 100 mm – Traseiro 90 mm (com amortecedor traseiro 190 x 45 mm)
- Dianteiro: 120 mm – Traseiro 100 mm (com amortecedor traseiro de 210 x 50 mm)
UM GUIADOR À ALTURA DAS EXIGÊNCIAS
A marca de componentes da própria Pinarello, a Most, equipa esta bicicleta com um guiador totalmente integrado com o avanço. Este componente segue as tendências mais modernas do BTT, com a óbvia poupança em termos de peso. Possui encaminhamento dos cabos e um rolamento de direção específico, bem como limitador de rotação do guiador, para evitar que este rode em excesso e danifique o carbono do quadro.
A partir de amanhã poderemos ver ao vivo a nova Dogma XC nos circuitos da Taça do Mundo de XCO e por enquanto não a poderemos testar, dado que a equipa provavelmente vai fazer algumas alterações durante a época, após o feedback dos atletas nestas provas iniciais. Só em Março de 2024 será oficialmente apresentado este modelo ao mercado.
Poderás obter mais informações em Pinarello.