Notícias

Pedais invertidos: será este o futuro do BTT?

Quando pensávamos que já tinhamos visto tudo, surge uma nova invenção no segmento dos pedais para bicicleta que coloca, literalmente, o mundo de pernas para o ar. Falamos, obviamente, dos novos pedais iNVRS da 9point8. 

Ivan Mateos

1 minuto

Pedais invertidos

Estes pedais invertidos da marca 9point8, denominados iNVRS, são concorrentes dos pedais de plataforma, dos pedais automáticos com cleats SPD, com os automáticos da CrankBros e com os magnéticos, como os MagPed.

Basicamente são uns pedais de plataforma nos quais os pinos em vezes de estarem instalados na parte metálica, estão aparafusados no sapato, ou melhor na borracha da sola. A aderência proporcionada é a mesma dos pedais de plataforma convencionais, mas com duas vantagens:

  1. Vais deixar de espetar os pinos nas canelas.
  2. Podes aparafusar estes pinos ao teu calçado casual e usá-lo para andar de bicicleta.

A 9point8 oferece um kit com pinos, para que os possas aparafusar aos teus sapatos de plataforma ou ténis favoritos. Pode parecer que não faz muito sentido, mas em climas muito frios, poder colocar e retirar estes pinos numas botas de montanha e assim ter uma aderência muito boa nos pedais de plataforma, pode ser algo a ter em conta. É sobretudo em climas muito agressivos (Inverno) que este sistema tem mais vantagens, porque mesmo que tenhamos de caminhar na neve ou gelo, teremos pinos cravados que ajudarão a assegurar tração. 

Também existe um adaptador que permite transformar uns sapatos com sistema de cleats, num sistema compatível com o iNVRS. 

Estes pedais custam 70€ e o kit de pinos ou sistema de conversão de sapatos SPD custa mais 40 ou 50€. 

Poderás encontrar mais detalhes em 9point8.

Etiquetas:

Relacionados